x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 1.011

Simples Estado (A) vende para Simples Estado (B)

Rodolffo Souza

Rodolffo Souza

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 12 semanas Terça-Feira | 17 setembro 2024 | 17:38

Conversando com um contador ele me disse que quando, uma empresa Simples, vende para outra empresa Simples há (em alguns casos) a necessidade de pagar GNRE.
Mas ele não soube me explicar bem.
O que eu estou estudando no momento é:

Empresa A (situada num Estado qualquer) vende para Empresa B (Situada necessariamente em outro Estado).
Dependendo do "tipo de venda"(Nem sei oq isso significa) ou para a finalidade da venda (oi?), a empresa vendedora deve pagar a tal GNRE.
Agora, onde acho materiais falando sobre isso? Onde estão as leis/normas?
Se algum boa alma puder ajudar....

Larissa de Oliveira

Larissa de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 semanas Quarta-Feira | 18 setembro 2024 | 08:43

Bom dia! 
Se uma empresa Simples Nacional vende para para outra empresa Simples Nacional em outro estado, há a hipótese de que seja aplicado o DIFAL (Diferencial de alíquotas) na seguinte operação:
- A empresa que realizou a compra destinou a mercadoria para uso e consumo ou ativo imobilizado. 

A responsabilidade do DIFAL depende se o cliente é contribuinte do ICMS ou não. Caso ele seja, o DIFAL deve ser responsabilidade dele, isso você pode verificar no cartão CNPJ caso haja atividades destinada a comercialização.
Caso não haja a atividade de comercialização, aí a responsabilidade do DIFAL é a empresa vendedora. 

No caso, se o cliente comprar a mercadoria e destinar a mesma para revenda, entendo que não há a aplicabilidade do DIFAL.

Embasamento legal: LEI COMPLEMENTAR Nº 190, 4 DE JANEIRO DE 2022

Espero ter ajudado!

Larissa de Oliveira Silva
Analista Fiscal
Instrutora de Práticas Fiscais e Tributárias
[email protected]
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias