x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 148

Quanto devo contribuir para me aposentar com 63 anos

Edson Silva

Edson Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 4 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2019 | 20:21

Olá,

Tenho uma grande dúvida e preciso da ajuda de vocês,

Minha esposa nunca trabalhou / contribuiu para o INSS e estou pensando em começar a contribuir como "Contribuinte Facultativo", para conseguir a tão sonhada aposentadoria dela.

Ela atualmente tem 48 anos e estou na duvida de qual alíquota contribuir: se de 11% ou 20%.

Andei pesquisando na internet e vi que:
contribuindo com 11%  não dar direito a se aposentar por tempo de contribuição, somente por idade (62 anos)
- ela iria ter essa necessidade de contar tempo de contribuição ou somente idade?

contribuindo com 20%  conta como tempo de contribuição (15 anos) + idade de 62 anos.

A dúvida é: se ela nunca contribuiu e só vai poder se aposentar a partir dos 62 anos (nova regra), eu poderia contribuir com a alíquota de 11% ? E nesse caso além da idade mínima de 62 anos, existe alguma quantidade mínima de contribuições? (porque na opção de 20% tem os 15 anos)

Desde já agradeço a todos que poderem me ajudar,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.