x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 250

acessos 59.044

Demora no processamento da DIRPF

Valeria Souza

Bronze DIVISÃO 2, Agente Trânsito
há 2 semanas Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 17:38

Boa tarde

As minhas pendências também apareceram.  Uma é porque tem um lançamento errado de livro caixa e outra é igual a do Felipe, em relação ao meu convenio médico e dependentes. O meu também é descontado de meu salário e tenho como comprovar.

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 2, Web Designer
há 2 semanas Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 18:03

Valeria Souza
Essa do plano de saúde foi de lascar!
Agora tem que esperar a boa vontade deles de disponibilizar o link para envio dos documentos.

Marli Barbosa

Bronze DIVISÃO 1, Gerente Pessoal
há 2 semanas Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 10:50

Bom dia!

As declarações pendentes de vocês processaram? Eu continuo com uma com a situação AGUARDANDO PROCESSAMENTO.
É uma declaração de Espolio final, enviei desde o dia 12/04.
Qual o caminho para eu falar no chat da receita sobre essa declaração? Quando eu abro o chat, na opção declarações e escriturações, só aparece o opção obter cópia de declaração.
Agradeço se alguém conseguir me auxiliar.

Relayer

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo Financeiro
há 2 semanas Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 13:18

Olá, por aqui um cliente ficou na malha pelas doações Deduções de Incentivo feitas na própria declaração:

"Os pagamentos dos Darf referentes aos valores de dedução de incentivo declarados a título de doação aos Fundos da Criança e do Adolescente, nos termos da Lei nº 12.594/2012, e/ou a título de doação aos Fundos do Idoso, nos termos da Lei nº 13.797/2019, não foram efetuados até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, conforme determina a legislação."

Só que os pagamentos foram feitos, o que provavelmente aconteceu é que ainda não foram processados (espero!).

Porém, fica aqui o registro da minha revolta com essa situação, porque isto desestimula que as pessoas façam esse tipo de doação participativa, na base do "por via das dúvidas" ou "para evitar problemas", e me faz pensar se isto não seria proposital.

Carlos Alberto Serpa Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Executivo(a)
há 2 semanas Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 14:46

Olá pessoal, após quase 3 meses de longo acompanhamento da minha declaração de IR, enviei no dia 13/03 e estava no eterno " Em Processamento" ontem finalmente apareceram as pendências " despesas médicas" ae mesmo que a restituição diminuiu, excluí o CNPJ de uma clínica e retifiquei minha declaração e hoje foi processada, mas foram Longos dias de preocupação. Agradeço muito ao pessoal desse grupo que me Ajudou muito.
Desejo boa sorte a todos que ainda não se acertaram com o temido Leão !!!

Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 1 semana Terça-Feira | 8 junho 2021 | 17:25

Relayer,
Boa tarde. Se continua essa mesma pendência, então é bom verificar o pagamento do darf da doação.
Neste ano, nem nos anteriores, não tive casos desse tipo de pendência para os clientes que fazem doações diretamente na declaração ...

Mariana Moura

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 01:00

Olá, boa noite! Enviei minha declaração dia no 3º dia após a abertura do prazo e só agora foi processada aparecendo as pendências, que na verdade não pendências, são apenas muitas despesas médicas que eu tive de fato (eu financiei meu próprio parto de forma particular, então tive muitas despesas, sendo que nunca tinha declarado muitas coisas) e possuo todos os comprovantes. Alguém sabe mais ou menos quanto tempo demora para eles disponibilizarem o acesso para envio dos comprovantes ? E onde fica disponibilizado isso ? Aparece onde ? Por fim, alguém que tenha experiência com isso consegue me dizer se acreditam que eu consiga receber minha restituição ainda esse ano ? 

Obrigada pela ajuda, esse fórum realmente é muito bom. 

Abraços, 

Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 10:20

Mariana Moura,
Bom dia! O envio da documentação será disponibilizada no próprio "Meu Imposto de Renda", onde consultastes as pendências. Nos anos anteriores, o envio só era liberado em janeiro.

Felipe Santos

há 1 semana Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 11:14

Márcio Padilha Mello
Só em Janeiro??? Caramba!!!
Ou seja, só posso comprovar que estou certo no ano que vem? E a minha restituição fica sem prazo pra sair??
Como funciona isso?
Surreal!

Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 11:38

Felipe Santos,
Pois é, antes era assim, você só podia apresentar os documentos em janeiro do ano seguinte. Essa informação constava no eCAC, logo abaixo da pendência.
Este ano, a informação mudou, não cita o mês de janeiro, fala que oportunamente a RFB vai informar a data em disponibilizará a apresentação.
Como antes tinha de ir pessoalmente na RFB levar os documentos, e agora o envio será feito digitalmente, "cria-se a esperança" de que isso possa ser feito antes de janeiro. Até porque, se eles ainda não tem uma data fixada, creio eu que estejam pensando em antecipar, do contrário poderiam ter mantido o mês de janeiro.

Felipe Santos

há 1 semana Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 11:45

Márcio Padilha Mello
Obrigado pela resposta.
Tomara que seja antecipada a entrega. 
Nem entendi pq caí na malha fiscal. Eles estão pedindo pra eu comprovar gastos com plano de saúde meu, e das minhas dependentes, e só! Teoricamente, essas informações são passadas pelo plano de saúde através a DIRF, e se fossem realmente cruzadas, não deveria ter acontecido isso. Ano passado fiz a mesma coisa e passou sem problemas.
Enfim, fico na torcida para que seja antecipada essa entrega.

Página 9 de 9
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.