x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.395

Imposto de renda - INSS não entregou DIRF?

Vitorio Pontini

Vitorio Pontini

Bronze DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 12:52

OLá. Bom dia.

Tenho observado que o INSS não está enviando o informe de rendimentos ano base 2020. Em alguns casos envia e em outros não. Os rendimentos não são isentos. Alguém sabe o motivo dessa irregularidade? 

abs

Vitorio Pontini

Vitorio Pontini

Bronze DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 14:37

Acho que não fui muito claro em minha dúvida. No portal ECAC é possivel obter o informe de rendimentos das fontes pagadoras que entregam DIRF. Ocorre que o INSS parece não ter enviado essas informações para alguns CPFs. Ao acessar o ECAC, observei que dezenas de pessoas não constam ali como recebedoras de beneficios. Por exempo: uma pessoa tem 3 fontes pagadoras, sendo duas de empresas privadas e uma do INSS (pensão). Todas constam no ECAC exceto a do INSS. É algo que nunca observei antes. Talvez esteja enviando somente se a pessoa tiver rendimentos superiores R$ 28.559,70.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 08:02

Vitorio,,   concordo com o Hugo,  que a apresentação da DIRF é somente para caso os  valores sejam superiores a R$ 28.559,70 e/ou tenha valor retido

MAS,  independentemente,     o informe   também se conseguia pelo site "meu inss"  ou  "extrato para fins de irF"   disponivel na internet

Márlus

Vitorio Pontini

Vitorio Pontini

Bronze DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 08:19

Obrigado aos que postaram.
Mas fico pensando: imagina uma pessoa que recebe de 2 fontes pagadoras, sendo uma pensão pelo INSS no valor hipotético de 18 mil reais e de uma empresa qualquer no valor de 25 mil reais. Se essa pessoa não declarar, a Receita Federal não ficaria sabendo que se trata de um contribuinte obrigado a entregar a DIRPF. 

abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.