x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 7.390

EMISSAO DE NFSE E TRIBUTAÇÃO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

ALAN CONTADOR

Alan Contador

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 julho 2021 | 16:38

Boa tarde caros colegas!

Sou contador de uma empresa onde a atividade econômica principal é a "distribuição cinematográfica de vídeo e de programas de televisão " cuja é produtora e detentora dos direitos autorais de filmes e séries. A mesma repassa essas produções para uma canal de televisão (no caso a Nickelodeon) que esta transmitindo essas produções. Esse canal por sua vez me repassa o valor como direitos autorais.
Minhas duvidas são as seguintes:

Deve ser emitida NFSE sobre os recebimentos a titulo de direitos autorais?  Atualmente encontrei um amparo legal que diz existir a isenção de ISS para conteúdos cinematográficos e a não emissão de nota, gostaria de uma confirmação se isso é a atitude legal a ser tomada? Segue abaixo a informação:

5.1. Os direitos autorais são considerados bens móveis para os efeitos legais, nos termos do artigo 3° da Lei Federal n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A partir da vigência da Lei complementar n° 116, de 31 de julho de 2003, deixou de haver incidência de ISS sobre as receitas decorrentes da prestação de serviços de locação de bens móveis. A remuneração obtida pela consulente é devida justamente em razão da cessão de direitos autorais e, portanto, decorrente da locação de bens móveis, a qual está fora da lista de serviços tributáveis pelo ISS.
6. Assim, não incide o ISS sobre a operação de cessão de direitos autorais dos conteúdos cinematográficos da consulente e, por conseguinte, não pode esta operação ser documentada mediante a emissão de qualquer tipo de Nota Fiscal de Serviços, já que as disposições da Lei n° 13.701, de 24 de dezembro de 2003, aplicam-se única e exclusivamente a atividades que constam da lista de serviços vigente.
FONTE: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=265024