x

Crise econômica

Apenas 24% das empresas pretendem investir mais em 2020

Pesquisa da Boa Vista mostra perspectiva empresarial e, diante do cenário de pessimismo, poucas empresas ainda vão investir neste ano.

18/08/2020 10:50:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Apenas 24% das empresas pretendem investir mais em 2020

Apenas 24% das empresas pretendem investir mais em 2020

Uma pesquisa realizada pela Boa Vista no segundo trimestre deste ano, a Pesquisa Perspectiva Empresarial, apontou que a maioria dos empresários entrevistados encaram o cenário de crise atual com pessimismo.

Apenas 24% das empresas esperam aumentar seus investimentos neste ano. Esse número representa menos de um terço das respostas coletadas pela instituição no 1º trimestre, quando 75% acreditavam em maiores investimentos para 2020.

Para entender o tamanho da queda, no 2º trimestre do ano passado, o volume de empresários que tinham intenção de empregar mais recursos era de 56%.

A pesquisa da Boa Vista consultou 600 empresas de todo o Brasil dos setores de comércio (atacadista e varejista), serviços (instituições financeiras e construção civil) e indústria. O grau de confiança é de 90% e a margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Novos investimentos

Entre os empresários que ainda esperam investir mais, 21% afirmam que vão concentrar mais recursos em pessoas. Já em relação a produtos, são 32% os que esperam empregar mais dinheiro. Por fim, 34% acreditam que vão investir mais em tecnologia até o fim de 2020.

A perspectiva de faturamento para este ano acompanha a de investimentos, e apenas 25% dos entrevistados esperam alta nas receitas. No trimestre anterior, este número era de 83%.

Quanto à inadimplência, 15% dos empresários esperam diminuição para este ano, enquanto 52% afirmam que a crise os fará descumprir mais obrigações financeiras em 2020. Os 33% restantes esperam estabilização da inadimplência.

Houve praticamente uma inversão nas perspectivas em comparação com os dados do primeiro trimestre: naquele período, apenas 10% das empresas projetavam aumento da inadimplência, enquanto 50% diziam que ela iria diminuir ao fim deste ano.

Inadimplência

A pesquisa da Boa Vista ainda mediu o nível de endividamento esperado pelas companhias.

São 44% das empresas que acreditam em aumento, 33% em estabilização e 23% em diminuição para 2020.

No trimestre anterior, esses números eram de, respectivamente, 12%, 30% e 58%.

Fonte: CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.