x

Reclamações

Sistema de Defesa do Empreendedor: plataforma permite reclamações de micro e pequenas empresas

Pequeno empreendedor poderá relatar situações de abuso ou de discriminação cometidos por qualquer órgão ou entidade pública.

23/03/2021 10:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sistema de Defesa do Empreendedor: plataforma permite reclamações de micro e pequenas empresas

Sistema de Defesa do Empreendedor: plataforma permite reclamações de micro e pequenas empresas

O Ministério da Economia lançou nesta segunda-feira, 22, a plataforma Sistema de Defesa do Empreendedor que permite que micro e pequenos empresários façam reclamações diretamente ao governo. 

Por meio da plataforma, o pequeno empreendedor poderá relatar situações de abuso ou de discriminação cometidos por qualquer órgão ou entidade pública.

O principal objetivo é garantir o tratamento diferenciado previsto na Constituição às micro e pequenas empresas. 

Sistema de Defesa do Consumidor

Segundo a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, o Sistema de Defesa do Consumidor pretende estabelecer o diálogo entre o governo e o pequeno empreendedor.

O serviço, disponível no Portal do Empreendedor, funcionará de modo semelhante ao Portal do Consumidor que faz o canal entre consumidores e empresas. 

O sistema também permite o acompanhamento de editais e dos atos normativos relacionados a micro e pequenas empresas. 

No módulo Oportunidade de Negócios, o empresário terá acesso às licitações públicas, com editais indexados por estado, município, faixa de valores – com cinco categorias para facilitar a busca – e data de abertura da licitação. Também inclui os editais de feiras e concursos, disponíveis por estado e município.

A plataforma também tem um módulo voltado para o artesanato, com toda a legislação voltada para o segmento e todas as orientações necessárias para a emissão da carteira nacional do artesão. 

Também será possível consultar editais voltados à atividade publicados pelos estados. 

Por fim, o sistema permite a consulta a toda a legislação sobre micro e pequenas empresas e sobre o microempreendedor individual (MEI) .

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.