x

MP 1.046

MP possibilita que trabalhadores fiquem devendo férias e feriados antecipados; veja como pagar isso

Empregadores ficam autorizados a antecipar os períodos de descanso, mas o trabalhador precisa pagar isso antes de pedir demissão para não ter valores descontados.

24/05/2021 09:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MP possibilita que trabalhadores fiquem devendo férias e feriados antecipados; veja como pagar isso

MP possibilita que trabalhadores fiquem devendo férias e feriados antecipados; veja como pagar isso Foto: Fauxels

A medida provisória 1.046 assinada pelo governo federal para flexibilizar temporariamente algumas condições impostas pelas leis trabalhistas, contempla a possibilidade de antecipar férias individuais e coletivas de colaboradores, além de feriados. 

Empresas que optarem por fazer a antecipação das férias do trabalhador, não precisam esperar que eles tenham um ano de registro para aderir a MP. Assim, o funcionário que tiver apenas meses de registro na carteira e entrar de férias, fica “devendo” para o empregador.

A MP 1.046 diz que, caso o funcionário peça demissão após ter tirado férias antecipadas, esse período deve ser descontado do valor da rescisão contratual.

O advogado trabalhista Rômulo Saraiva, em entrevista à CNN, diz, porém, que o texto da MP não é claro sobre como fica a situação de quem é demitido pela empresa, o que pode levar a discussão para a Justiça.

"A demissão por parte da empresa pode atrair uma construção de entendimento a partir do judiciário, já que o texto normativo deveria ter sido claro sobre todas as hipóteses de demissão."

Feriados 

Já em casos de antecipação de feriados, a MP permite que as empresas antecipem feriados federais, estaduais, distritais e municipais, incluindo os religiosos. 

Para essa situação, a MP prevê que os feriados que forem antecipados poderão ser descontados do banco de horas que o trabalhador tem acumulado. Assim, se o empregado tiver oito horas em seu banco, por exemplo, um dia de feriado antecipado pode ser pago com essas horas excedentes que ele já havia trabalhado.

A MP também prevê que, para repor o banco de horas, a empresa pode exigir do trabalhador até duas horas a mais do horário normal de expediente, com um limite de dez horas trabalhadas por dia. 

Além disso, fins de semana podem ser usados para que o trabalhador possa pagar essa "dívida" com a empresa, respeitando pelo menos um domingo de folga ao mês.

A compensação dessas horas de folgas antecipadas poderá ser feita pelo trabalhador em até 18 meses.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.