x

FGTS

Empresas ganham mais tempo para depositar FGTS atrasado

Empresários podem reprogramar o recolhimento do FGTS a partir do mês de agosto.

02/07/2021 15:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empresas ganham mais tempo para depositar FGTS atrasado

Empresas ganham mais tempo para depositar FGTS atrasado LinkedIn Sales Navigator

O Conselho Curador do FGTS estabeleceu novas regras de pagamento para os empregadores que aderiram à Medida Provisória nº 1.046/2021, que possibilitou o adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia dos funcionários. 

No caso de não quitação das parcelas de abril, maio, junho e julho, fica autorizada a reprogramação dos vencimentos nos meses remanescentes do ano.

Ou seja, o pagamento que deixou de ser recolhido pode ser parcelado entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

A resolução, no entanto, não afasta a incidência da atualização e de todas as multas e demais encargos previstos na legislação.

Reprogramação de vencimentos

O agente Operador e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional encaminharam proposta de adequação da norma do Conselho para que as parcelas com vencimento entre os meses de abril e julho de 2021 eventualmente inadimplidas não impliquem na rescisão automática do parcelamento.

As parcelas não pagas integralmente que tiverem vencido ou vencerem, originalmente, nos meses de abril, maio, junho e julho de 2021, somente poderão ser consideradas inadimplidas, para fins de rescisão do parcelamento, a partir dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2021, respectivamente.

"Na resolução, o Conselho Curador entende que a pandemia ainda prossegue, uma vez que as empresas ainda não tiveram recuperação total, e observou a necessidade de adequação dos prazos para recolhimento do FGTS. Ela mantém a possibilidade de parcelamento e estende os prazos para o empregador", explica a advogada Janaína Ramon, do escritório Crivelli Advogados Associados.

A nova regra altera temporariamente também a Resolução nº 940/2019 que trata das regras de parcelamento e estabelecia a permanência de três parcelas não quitadas integralmente, consecutivas ou não, como condição para a rescisão automática do parcelamento e a perda do Certificado de Regularidade para com o FGTS.

Certificado de regularidade

A medida também estabelece que o adiamento das parcelas com vencimento em abril, maio, junho e julho de 2021 não impedirá a emissão de certificado de regularidade para com o FGTS.

Ou seja, a norma atinge empregadores que aderiram ou não  ao Programa de Preservação de Emprego e Renda (BEm).Segundo o Conselho, a suspensão de recolhimento do FGTS por três meses, em 2020, beneficiou 800 mil empregadores. Ao todo, R$ 11,1 bilhões de pagamentos foram suspensos, sendo que R$ 10,5 bilhões retornaram nos meses seguintes.

Impactos para o trabalhador

Janaína lembra que a MP estabelece que os juros e as atualizações monetárias do período sejam acrescidos das parcelas recolhidas posteriormente para evitar prejuízos ao trabalhador.

Ela observa, no entanto, que, se o funcionário precisar sacar o fundo integralmente no período para compra da casa própria, por exemplo, ele não terá o valor dessas cotas disponível.

Em caso de demissão, o empregador deve regularizar a situação do FGTS do empregado imediatamente.

"Em casos de liberação de saque do Fundo de Garantia, neste período, o trabalhador não vai ter o valor integral porque estas parcelas vão ficar pendentes. Mas se houver rescisão do contrato, todas as parcelas terão que ser recolhidas", ressalta Janaína.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.