x

TAXA SELIC

Selic: inflação alta pode elevar taxa acima dos 7% ainda em 2021

Economistas já discutem a possibilidade da taxa ser alcançar o maior nível desde 2017.

29/07/2021 18:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Selic: inflação alta pode elevar taxa acima dos 7% ainda em 2021

Selic: inflação alta pode elevar taxa acima dos 7% ainda em 2021 Foto: Pixabay

Em 2020, após anos tendo a taxa básica de juros do país em níveis muito distantes aos mundiais, a taxa Selic alcançou o marco histórico de 2% ao ano, sendo a menor já registrada na história brasileira, no mês de agosto.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou em 2019 um movimento de redução para estrategicamente abaixar a taxa, que na época ainda estava em 6,5% ao ano, mas que já havia chego, no começo do século, a 20% ao ano e em 2016 ainda registrava 14% ao ano.

Com o impacto da pandemia se alastrando no país em um período mais longo que o previsto, o poder de compra diminuiu, os preços subiram devido à escassez de produtos e a inflação voltou a disparar, refletindo no reajuste da taxa Selic para 4,25% ao ano no começo de 2021.

Aumento na inflação

Com a inflação ainda em alta, há um consenso entre consultores, economistas e instituições financeiras que os juros devem subir ainda mais e de forma mais rápida ainda este ano, acreditando que no mínimo um ajuste de 1% deve ocorrer no encontro do Copom, já que os reajustes anteriores foram de 0,75% e que seria difícil manter este nível.

Em entrevista à CNN, o economista-chefe do banco BNP Paribas no Brasil, Gustavo Arruda, explica que o banco  revisou suas projeções nesta semana e fala tanto em inflação quanto em juros mais altos até o fim de 2021: o IPCA deve chegar a dezembro em 7% e a Selic a 7,5%. As projeções anteriores eram de 6,5% para ambos. Em 2022, os juros seguem subindo até estacionar nos 8,5%, de acordo com o banco.

A próxima reunião do Copom, que acontece a cada 45 dias, será na primeira quarta-feira de agosto, dia 4. Na ocasião, uma nova taxa Selic será decidida, podendo influenciar na retomada econômica tão aguardada pelo país.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.