x

SPC Brasil

Contratação: pesquisa mostra previsão de 105 mil novas vagas de emprego até dezembro

O número apurado pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, é próximo ao registrado no período pré-pandemia de Covid-19.

25/09/2021 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contratação: pesquisa mostra previsão de 105 mil novas vagas de emprego até dezembro

Contratação: pesquisa mostra previsão de 105 mil novas vagas de emprego até dezembro Pexels

Uma boa notícia para quem está em busca de oportunidades de emprego. Um levantamento feito pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê que o Brasil terá 105 mil vagas de emprego abertas até dezembro deste ano.

Dados mostram que esse número é próximo ao registrado no período pré-pandemia de Covid-19, em 2019. 

Segundo o estudo, as boas expectativas se devem em parte ao avanço da vacinação. No Brasil, mais de 50% da população já foi vacinada com, pelo menos, a primeira dose do imunizante contra o coronavírus.

O levantamento mostra que 69% dos empresários do comércio varejista e do setor dos serviços pretendem contratar já a partir de outubro até dezembro, que é quando há um aumento da demanda. 

No entanto, alguns não acreditam nessa possibilidade e não pretendem fazer contratações.

Esses, por sua vez, ressaltaram que falta verba nesse período, o que impede que novos funcionários sejam contratados, além dos altos encargos trabalhistas. 

Com isso, essa parcela de empresários prefere observar o mercado antes de reforçar as equipes.

Empregadores podem exigir vacinação de funcionários?

Apesar da vacinação não ser obrigatória no Brasil, muitas empresas estão optando por autorizar o retorno do trabalho presencial somente daqueles funcionários que estiverem totalmente imunizados.

E com isso surge a dúvida: essas empresas podem cobrar a vacinação dos funcionários? 

Confira uma entrevista com a Dra. Domênica Marques, advogada especialista em Direito e Processo do Trabalho, no escritório Albuquerque Melo, sobre como está a situação na Justiça, clicando aqui.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.