x

ECONOMIA

ONU reduz perspetiva de crescimento econômico mundial em quase 1% para este ano; entenda os motivos

A nova previsão de crescimento ainda sofre riscos de não ser atingida, segundo a organização.

20/05/2022 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ONU reduz perspetiva de crescimento econômico mundial

ONU reduz perspetiva de crescimento econômico mundial em quase 1% para este ano; entenda os motivos Pixabay

A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um comunicado nesta semana divulgando a redução de sua previsão de crescimento econômico global em 2022 em quase 1%, passando de 4% para 3,1%.

No relatório realizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA), a organização explica os motivos para a redução e ainda alerta que o crescimento de 3,1% “enfrenta risco significante de uma intensificação da guerra da Ucrânia e de potenciais novas ondas da pandemia”.

 “As perspectivas de crescimento global enfraqueceram significativamente em meio à guerra na Ucrânia, aumento de preços de energia, alimentos e commodities, inflação em alta e aperto da política monetária pelos principais bancos centrais”, esclareceu a Organização, em comunicado.

Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA), Shantanu Mukherjee, essa deterioração nas perspectivas de crescimento é ampla, inclusive para as maiores economias do mundo, Estados Unidos, União Europeia, China e muitos países em desenvolvimento.

A organização também avalia que a inflação global deve sofrer elevação neste ano de 6,7%, mais do que o dobro do crescimento médio da inflação entre 2010 e 2020, que foi de 2,9% ao ano.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.