x

Instabilidade

Conectividade Social ICP v2: Caixa confirma instabilidade no serviço

Falha na Conectividade Social atinge novos e antigos usuários em diferentes versões do Windows.

24/05/2022 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Instabilidade no conectividade Social ICP v2

Conectividade Social ICP v2: Caixa confirma instabilidade no serviço

Usuários do fórum do Portal Contábeis têm relatado que o conectividade Social ICP v2 está instável desde o último dia 15 de maio. O programa, da Caixa Econômica Federal, é utilizado para que empregadores se comuniquem com a instituição.

O erro parece afetar tanto usuários já cadastrados quanto novos. Isso porque, o arquivo do Kriptonita não consegue ser instalado na máquina. Além disso, o portal do Caixa Conectividade ICP v2 apresenta erros em todos os menus, incluindo o "Manter máquina". 

Há relatos sobre erro ao enviar Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP), gerar Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF) e cadastrar certificado em diversas versões do Windows (7, 10 e 11).

De acordo com os usuários, aparece a seguinte mensagem de erro: "Não foi possível estabelecer conexão com banco de dados. Por favor, tente mais tarde." 

Instabilidade Conectividade Social

A assessoria da Caixa confirmou que há instabilidades, mas informou que "já processou cerca de 90% do volume diário do serviço Conectividade Social”.

O Conectividade Social é uma plataforma criada pela Caixa Econômica para facilitar a comunicação com os empregadores. Com ela, donos e gestores de empresas podem trocar mensagens e arquivos com a instituição, além de ter acesso a serviços relativos ao FGTS.

O serviço foi lançado como um programa de instalação normal, mas, em sua segunda versão, virou uma aplicação web. A mudança fez com que a plataforma pudesse ser utilizada por mais pessoas, basta que ela seja acessada pelo navegador Chrome com a extensão Kriptonita instalada.

Além da extensão, para realizar o acesso é necessário ter certificado digital no padrão ICP-Brasil no computador. A documentação visa aumentar a segurança do Conectividade Social ICP v2, que ganhou protocolos de segurança e criptografia atualizados.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.