x

Restituição

IR 2022: Receita Federal deve abrir consulta a lote com correção nesta semana

A expectativa é que o valor da restituição tenha um acréscimo de 1% devido a alta da Selic.

20/06/2022 09:50:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IR: consulta ao 2º lote de restituição acontece nesta quinta (23)

IR 2022: Receita Federal deve abrir consulta a lote com correção nesta semana Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal deve abrir nesta quinta-feira (23) a consulta ao pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. A expectativa é que o valor sofra correção de 1% com base na taxa básica de juros (Selic) .

A consulta costuma ser liberada a partir das 10h, no site da Receita ou pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) . Já o depósito será realizado no dia 30 de junho.

Terão direito à restituição os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias do prazo e não caíram na malha fina.  

O valor será depositado na conta que foi informada no documento. Neste ano, também é possível receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do declarante.

Como consultar declaração do IR

A consulta à restituição é feita pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC. 

Para consultar por meio do e-CAC, é preciso:

  • Acesse o Portal e-CAC e clicar em "Entrar com gov.br";
  • Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar";
  • Depois, digite a senha e vá em "Entrar";
  • Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)".

Restituição Imposto de Renda

Segundo a Receita, mensalmente, o órgão recebe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e criar lotes bancários. 

No primeiro lote, a ordem de prioridade para recebimento de restituição incluiu idosos, com preferência para os maiores de 80 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do segundo lote, os demais contribuintes passam a receber, desde que não tenham caído na malha fina e tenham feito a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo, de março a maio deste ano. No caso das prioridades, quando há empate, quem entregou primeiro recebe antes.

O dinheiro cai na conta conforme o calendário da Receita. Em geral, a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito. 

Calendário de restituições

Lote

Data do pagamento

1º lote

já pago

2º lote

30 de junho

3º lote

29 de julho

4º lote

31 de agosto

5º lote

30 de setembro

O pagamento dos próximos lotes do IR também terá correção pela Selic. Ao todo, são liberados cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. 

Segundo  o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, a correção é de 1% mais os juros da taxa básica mensal, elevando os ganhos de quem declarou nos últimos dias.

A taxa Selic subiu para 13,25% na última quarta (15), após decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. 

O colegiado do BC sinalizou que o aumento de juros se estenderá para a próxima reunião, em agosto, quando prevê uma nova alta de igual ou menor magnitude. Isso significa um aumento de 0,5 ponto percentual ou de 0,25 ponto percentual.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.