x

Contas eleitorais

Profissional da contabilidade pode ser peça-chave na prestação de contas eleitorais

Em 2018, mais de 29 mil candidatos se inscreveram para as eleições, o que cria uma busca por profissionais que fazem prestações de contas.

09/08/2022 15:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prestação de contas eleitorais é oportunidade para contadores

Profissional da contabilidade pode ser peça-chave na prestação de contas eleitorais Pexels

Em outubro deste ano, os brasileiros irão às urnas para eleger os seus representantes políticos. O profissional de contabilidade pode ser essencial para esse processo, visto que realiza a prestação de contas eleitorais.

Os contadores são responsáveis por todo o trâmite de apuração e controle de transações financeiras para os candidatos e partidos. Isso promove maior controle e transparência, trazendo informações acerca da utilização de recursos públicos nos gastos de campanha.

Desde 2014, com a Resolução TSE nº 23.406/2014 (artigo 33, § 4º), o profissional da contabilidade se tornou fundamental nesse processo, já que, desde então, a sua assinatura na prestação das contas eleitorais passou a ser obrigatória.

Contabilidade eleitoral

A contabilidade eleitoral é um ramo da ciência contábil que possui como finalidade auxiliar os candidatos e partidos políticos em todo o processo de apuração das receitas e despesas, prestando contas não só para a sociedade, mas também para os tribunais. 

A contabilidade eleitoral é uma área que demanda grande quantidade de mão de obra. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a eleição de 2018, foram inscritos 29.085 candidatos no total. Considerando que cada candidato precisa de um contador, os números de profissionais que o mercado necessita são bem altos.

O profissional deve atuar desde o início do processo, na fase de planejamento, ajudando na definição dos limites de gastos, na aplicabilidade do controle das receitas, na vedação das receitas já proibidas pela legislação, além de acompanhar todo o trâmite bem de perto, para garantir a regularidade e idoneidade dos gastos financeiros.

É função e dever do profissional da contabilidade assegurar a transparência de todo o processo de prestação de contas, com rigor e profissionalismo, como define a Lei nº 9.504/1997. 

Essa função da contabilidade nesse contexto reafirma o compromisso do profissional como um agente protetor da sociedade, assegurando a devida transparência do dinheiro público. 

Além disso, através de suas orientações, é possível evitar prejuízos no processo de prestação de contas que podem trazer penalidades aos candidatos, como o impedimento para tomar posse ou a cassação posterior do cargo.

Vaquinha virtual

Neste ano, existe uma nova peculiaridade, que é a possibilidade do crowdfunding (vaquinha virtual), para a arrecadação de verba para a campanha eleitoral. 

Por isso, é necessária ainda mais atenção dos profissionais de contabilidade na hora da prestação de contas.

De acordo com as regras, todas as doações recebidas mediante financiamento coletivo devem ser lançadas, individualmente, como valor bruto na hora da prestação de contas.

Prazos

Também é imprescindível ficar atento aos prazos e buscar atualizações constantes para atuar na área de contas eleitorais. 

Dessa forma, é possível identificar as peculiaridades do setor, acompanhar as novidades das regras eleitorais e conseguir realizar, de forma íntegra e profissional, a realização dessa função.

Com informações do Diário do Comércio

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.