x

CARREIRA

84,1% das empresas estão com dificuldades para contratar profissionais qualificados

Confira as principais dores do departamento de Recursos Humanos na hora de selecionar os candidatos, segundo pesquisa do InfoJobs.

12/12/2022 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empresas têm mais dificuldade para recrutar do que antes da pandemia

84,1% das empresas estão com dificuldades para contratar profissionais qualificados Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels

Uma nova pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos e vagas Infojobs revelou que 84,1% das empresas estão enfrentando maiores dificuldades na hora de recrutar profissionais do que em anos anteriores à pandemia.

Com o desemprego ainda com números altos no país, o índice parece contraditório, mas reflete a busca dos empregadores por profissionais mais qualificados. 

Os dados obtidos com o levantamento confirmam esse cenário: 62,6% dos entrevistados contam que o maior desafio é encontrar profissionais qualificados para as vagas. Na sequência, 9,2% consideram um dos principais obstáculos a manutenção do engajamento dos entrevistados nas etapas do processo seletivo.

Concluir o processo dentro do prazo também é uma dor compartilhada por 7,6% dos participantes da pesquisa e a devolutiva do processo aos candidatos aparece como uma dificuldade para 7,3% dos empresários.

O estudo mostrou alguns impactos que permaneceram após a pandemia no processo de recrutamento e seleção. Entre os principais destacados pelos entrevistados estão o recebimento de currículos online, adequação à LGPD, realização de entrevistas por ligações à distância (vídeo chamadas) e a utilização de softwares para recrutar.

Segundo o InfoJobs, o departamento de RH está gastando mais tempo na triagem de currículos (34,6%), nas entrevistas (23,9%) e na atração de candidatos (21,1%), o que comprova a busca mais assertiva por profissionais qualificados para as posições.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.