Na hora de assegurar o cumprimento das responsabilidades legais dos seus clientes, fique atento aos direitos autorais. Música tem dono! Sua utilização em espaço público é protegida e os compositores e artistas devem ser remunerados.
É natural que surjam dúvidas sobre esse tema. Mas, para começar, é importante esclarecer que direito autoral está previsto em lei. E você, contador, tem um papel fundamental na conscientização do seu cliente, pessoa física ou jurídica, que usa música publicamente, inclusive retransmitindo a programação de emissoras de rádio e TV, sonorizando o ambiente com uma playlist de plataforma de streaming ou promovendo shows ao vivo.
Como descobrir se o seu cliente deve pagar os direitos autorais?
Se a música faz parte do negócio, seu cliente deve ser alertado!
De maneira geral, todos os estabelecimentos que contam com música, como academias, bares, restaurantes, lojas, emissoras de rádio e TV, casas de show, cinemas, hotéis, clínicas, plataformas de streaming e outros, devem realizar o pagamento dos direitos autorais.
O que a legislação diz sobre isso?
A Lei 9.610/98 protege a criação artística e determina que toda pessoa física ou jurídica que utiliza músicas publicamente deve pagar os direitos autorais de compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, pelo uso de suas obras. Esses valores são distribuídos aos donos das canções, seus criadores, mantendo viva a cadeia produtiva da música e impulsionando a cultura.
Conscientize, regularize, faça a diferença!
Você, contador, pode fazer a diferença na conscientização do seu cliente sobre o pagamento dos direitos autorais. É sua função, adotando uma postura consultiva, deixá-los cientes de assuntos técnicos e de suas responsabilidades legais. E você também ganha estando em sintonia com o direito autoral:
- Segurança jurídica: clientes regularizados e seguros;
- Diferenciação: oferecer orientação sobre direito autoral agrega valor aos seus serviços, posicionando você como um contador especializado e atualizado;
- Fidelização: um serviço completo e proativo constrói confiança e fortalece o relacionamento de longo prazo com seus clientes;
- Reputação: empresas que respeitam os direitos autorais reforçam sua imagem ética e comprometida, contribuindo para suas pautas ESG.
Somos a parceria que você precisava! Conte com o Ecad para orientar o seu cliente.
O Ecad é o elo que conecta compositores e artistas aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Estamos cumprindo esse propósito e facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais desde 1977, como referência mundial.
E na prática, como regularizar o estabelecimento do seu cliente?
Confira o passo a passo do pagamento dos direitos autorais:
- Avalie se o seu cliente precisa pagar direito autoral: utilização de música em seu negócio.
- Encontre o escritório do Ecad mais próximo: ache aqui.
- Nossa equipe irá te orientar sobre a documentação e ações necessárias para regularizar o seu cliente.
Guias para contadores
Quer saber ainda mais sobre o direito autoral? Preparamos um guia prático, para que você tenha em mão as informações que precisa para orientar seus clientes que executam música publicamente, de forma permanente ou eventual.
Preparamos um eBook gratuito e exclusivo para contadores, com linguagem prática e objetiva. Basta preencher o formulário e receber agora mesmo o material completo direto no seu e-mail!