PARTICIPE

O Maior Evento Online Contábil do País - Inscrições gratuitas

19 a 23 de junho de 2017

www.conbcon.com.br
x

Contábeis o portal da profissão contábil

28
May 2017
13:39
você está em:

Conteúdo » Artigos

Como passar no Exame de Suficiência CFC / CRC 2013?

O artigo traz algumas dicas para os que pretendem realizar a prova do Exame de Suficiência para obter o registro profissional

postado 06/03/2013 11:05:12 - 47.407 acessos

O Exame de Suficiência em Contabilidade, obrigatório  (Lei 12.249/2010) para o registro do Profissional Contábil, vai para mais uma edição, 1ª/2013. 

O Exame que visa analisar o grau médio de conhecimento dos bacharéis e bacharelandos em Ciências Contábeis se tornou um aliado para melhorar o desempenho dos estudantes de nível superior acerca da Ciência Contábil, principalmente após as mudanças impostas pelas Leis 11.638/2007 e 11.941/2009.

Quando o desempenho dos alunos sai aquém da média e eles não conseguem um resultado satisfatório, quem está sendo reprovado a cada Exame realizado é o nosso modelo de educação contábil como um todo.

E como passar no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)?

A academia prepara o discente para a prova? Há controvérsias quando se compara as grades curriculares dos Cursos de Ciências Contábeis com o conteúdo programático do Exame?

São questionamentos pertinentes e que estão no cotidiano de quem pretende realizar o Exame para obter o registro profissional perante a Classe Contábil.

Para quem não tem acesso a cursos preparatórios, pode buscar meios gratuitos para obter sucesso nessa empreitada, como:

  • Revise as principais abordagens teóricas (conceitos, definições, objetivos, funções e campos de atuação) das disciplinas que compõem o conteúdo programático do Exame (através de livros, periódicos, sites especializados, etc);
  • Acompanhe os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos, referente à convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais (http://www.cpc.org.br/pronunciamentosIndex.php);
  • Responda as provas anteriores, sem usar o gabarito, marcando o tempo utilizado. Depois verifique as questões que obteve êxito, as que não foram possíveis os acertos, revise e procure os caminhos que levam a resposta correta. http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=46
  • Busque questões de concursos e preparatórios (tanto as questões objetivas, quanto as subjetivas) disponíveis gratuitamente na internet;
  • Leia artigos científicos atuais que retratam assuntos do conteúdo programático. Os artigos científicos têm leitura agradável e dinâmica, trazem resumos mais simples e são desenvolvidos com base em grandes teóricos da Ciência Contábil;
  • Conheça o www.blogcontabilizando.com e tenha acesso aos conteúdos e questões do CFC que ajudarão você nessa caminhada.
  • Por fim, tenha motivação, comprometimento e disciplina, além de muita calma e paciência na hora da realização da prova.

Boa sorte!

 

Wellington Dantas, Contador, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestrando em Contabilidade pela UFBA, Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e Professor na Anhanguera Educacional, idealizador do Blog Contabilizando: blogcontabilizando.com.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César