x

Planejamento Estratégico e Tributário como ferramenta de gestão

Estamos no último trimestre, tempo de pensar estrategicamente tanto para fechar o ano com bons resultados, como nos impactos que nossas decisões poderão causar para o próximo ano em nosso empreendimento.

29/10/2013 08:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Planejamento Estratégico e Tributário como ferramenta de gestão

Estamos no último trimestre, tempo de pensar estrategicamente para conseguirmos fechar o ano com bons resultados e nos impactos que nossas decisões poderão causar para o próximo ano no nosso empreendimento: mercado, parceiros, financeiros, estruturais, etc.

O planejamento estratégico e tributário da empresa deve ser pensado agora, principalmente porque algumas decisões estão vinculadas a ações e prazos que irão interferir diretamente nos resultados. Poder planejar pode significar aumentar os resultados, ter menor preço de venda, maior competividade, redução nos custos de impostos, melhorar o fluxo de caixa, etc.

Esse é um trabalho feito a quatro mãos, o contador sozinho pode levar a empresária a cometer erros na opção de tributação se ele não souber para onde a empresa quer caminhar no próximo ano, muitas vezes o trabalho do contador leva em consideração o movimento tido no ano vigente, o que não quer dizer necessariamente que permanecerá desta forma.  

Para isso é preciso fazer contas, estudar passado e presente, pensar no futuro, tanto na estratégia do negócio em si, como no mercado em que atua e desmistificar alguns mitos:

- O MEI (Microempreendedor Individual) não é um bom negócio para todo mundo, prestadores de serviços podem ser preteridos se forem recorrentes/mensais, pois os contratantes querem reduzir seus riscos trabalhistas, empresas comerciais também podem ser preteridas por não repassar créditos de impostos;

- O Simples Nacional não é vantajoso para todos, principalmente indústrias, importadores e empresas que estão na faixa intermediária da tabela;

- Microempresas e empresas de pequeno porte também são fiscalizadas;

- O Lucro Presumido e o Lucro Real também são acessiveis a pequenos negócios, nem sempre por obrigação, não tenha medo de fazer a opção, o cruzamento de dados nos órgãos acontece em todos os segmentos de diversas formas.

Fique atenta aos prazos, para quem irá optar ou desenquadrar do Simples Nacional o prazo será de novembro para o agendamento até 31 de janeiro do ano seguinte, para quem for optar pelo Lucro Presumido ou Lucro Reala confirmação será pelo pagamento do imposto, entre fevereiro e abril. 

Heloisa Motoki é empreendedora, sócia fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis.  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade,  especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Women”. Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo 

 

 



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.