x

De que lado do balanço seu gestor joga?

Será que nossos gestores estão realmente atendendo às expectativas do empresário? Preocupados e comprometidos de verdade com o futuro da empresa?

14/04/2014 20:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
De que lado do balanço seu gestor joga?

O sucesso de qualquer empreendimento está nas mãos dos líderes responsáveis por engajar e motivar toda a sua equipe buscando alcançar as metas e os objetivos comum, da empresa. Esse é o propósito de qualquer empresário, sócio ou investidor quando deposita a confiança e o controle da sua organização a um estranho. Será que nossos gestores estão realmente atentos às expectativas do empresário? Preocupados e comprometidos de verdade com o futuro da empresa?

No mundo atual de tantas incertezas, crises por muitos setores, conflitos entre nações, barreiras e padronizações a níveis internacionais, inovação a cada piscar de olhos e novidades que surgem a todo o momento, é difícil depositar a responsabilidade de gerir uma equipe a qualquer um. Muito se tem falado da importância do capital intelectual para o mundo dos negócios, hoje considerado a principal arma de qualquer corporação. Vemos bons presidentes, diretores e administradores sendo responsáveis por quedas injustificáveis de empreendimentos, na contramão outros sendo o carro-chefe de súbitas riquezas construídas do nada, nestas circunstanciais hodiernas, temos sim que nos preocupar com quem está no controle do nosso ou de vosso patrimônio, não é atoa que o cargo de gestor está no pico da pirâmide hierárquica, é ele quem vai dar ritmo ao jogo, precisa ser bem escolhido e principalmente comprometido com a missão e os valores da empresa.

Profissionais (gestores) comprometidos com o bom e gerenciado andamento da empresa, com o posicionamento atual e a situação econômico-financeira do ramo de atividade em que atua, decididos a vestir a camisa, ir a campo e honrar o sangue das veias por onde ele semeia frutos, contribuem com:

1 → Conscientização para ação de toda a equipe na importância em reduzir custos e controlar gastos.

2 → Valorização de seus subordinados e incentivos para alcançarem objetivos comum que tragam resultados positivos para a empresa criando ambiente propício para surgir criatividade, autonomia, concorrência limpa e oportunidades.

3 → Investimento no seu maior ativo, o Capital Humano. Motor de qualquer organização, órgão indispensável e de tremenda importância para o sucesso da equipe, através de especializações, oportunidades de crescimento e desenvolvimento de competências que sejam capazes de trocar 1 por 2, 3 ou mais funcionários. Esse investimento é a mais importante fonte de alavancagem da empresa.

4 → Simplificação de processos, facilitação de acesso ao conhecimento, à instrução das atividades desenvolvidas no departamento, estar disponível em qualquer situação a toda a equipe sempre com a intenção honesta de ajudar com as operações que envolva toda ou qualquer parte da empresa.

5 → Motivação que transforme planos em esforços para cumprimento de metas importantes para a manutenção das atividades que afetam a empresa.

6 → Manutenção de um ambiente agradável, promovendo a saúde e o bem-estar da equipe e clima de pacificidade e união.

A empresa precisa mais do que empregados, precisa de empreendedores, comprometidos com os valores e interesses da empresa. Se a sua empresa não tem valores ou se quer princípios e visão, projete uma, crie valores e missão, você pode ser a diferença.

Lembre-se gestor, é seu dever maior como de nenhum outro de conservar, manter, organizar, controlar e administrar o bem que está em suas mãos, a qual foi a ti atribuído essa grande responsabilidade, de zelar o patrimônio da pessoa a qual confiou e te conferiu poderes para gerenciar o que não é seu, mas deve como todo e bom profissional independente do cargo agir como se fosse.

Por esse propósito deve sempre se nortear a gestão, é isso o que todo empreendedor, sócio e investidor deseja. Se o seu gestor não cumpre com algum dos atributos acima elencados é hora de coloca-lo na balança para verificar de qual lado ele está retumbando, se no lado do ativo ou passivo? Não é praxe, nem novidade dizer que gestores eficientes, comprometidos de corpo e alma e dispostos a garantir o bem do patrimônio que não é seu, é flecha no arco de qualquer elite.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.