x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Por que perdi a lucratividade do meu escritório contábil?

Para crescer, siga o líder. Na área da terceirização contábil, o líder é o Fisco. Temos que olhar para ele e averiguar o que aconteceu num histórico recente, que o fez ser o gerador da queda de rentabilidade dos escritórios.

27/06/2014 14:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que perdi a lucratividade do meu escritório contábil?

Acho muito válido quando um grupo de pessoas se reúne para discutir uma dificuldade comum a todos. Isso é um ato de humildade. Afinal, sozinhos não vamos a lugar algum.

Certa vez, Albert Einstein teria dito: “se eu tivesse uma hora para salvar o mundo, passaria 59 minutos definindo o problema e 1 minuto procurando a solução”. Acredito que, sabiamente, os escritórios contábeis, além de preocupados com o fato relatado no título deste artigo, também estejam empenhados em definir o problema da baixa rentabilidade dos últimos anos com suas equipes de trabalho.

No 3º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil, ocorrido em Belém/PA, durante o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, a conclusão dos profissionais que conduziram os debates, e amplamente apoiado pelos participantes, foi que a cada ano aumenta o trabalho e diminui o lucro, devido às ações de inovações e tecnologias implementadas pelo Fisco, dentro dos inúmeros projetos inclusos no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.

Assim, a culpa seria do SPED. 

Tem uma máxima da publicidade e propaganda que diz: “para crescer, siga o líder”. Na área da terceirização de serviços contábeis, o líder é o Fisco. Pouco o escritório contábil trabalha para o cliente que o contrata, engana-se quem pensa diferente disto. Assim, tem-se que olhar para o Fisco e averiguar o que aconteceu com ele num histórico recente, que o fez ser o gerador da queda de rentabilidade dos escritórios contábeis.

Particularmente, penso que a culpa também é dos próprios escritórios, por não estarem seguindo o líder; não estão tendo toda a dedicação necessária para enxergar o real problema. O Fisco investiu muito em inovação e tecnologia, e já está usufruindo desse investimento de muitas formas, como no aumento de volume de dados a sua disposição, na facilidade de confrontar dados, na instantaneidade de análise dos dados recebidos e, principalmente, no aumento da arrecadação.

Qual o investimento que o seu escritório fez em inovação e tecnologia nos últimos anos?

A proposta deste artigo é introduzir uma nova realidade às empresas de serviços contábeis, que precisam repensar a sua maneira de atuar. Tenho certeza que já nos próximos artigos que publicaremos, os leitores começarão a saciar suas curiosidades.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.