x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Por que as empresas quebram - Parte 2: A falta de conhecimento

No artigo anterior abordamos a falta de liderança como um dos fatores que prejudicam o desenvolvimento de uma empresa, caso não tenha lido o artigo clique: A Falta de Liderança. Hoje iremos abordar outra falta, a de conhecimento!

10/07/2014 10:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que as empresas quebram - Parte 2: A falta de conhecimento

Por que as empresas quebram - Parte 2: A falta de conhecimento

No artigo anterior abordamos a falta de liderança como um dos fatores que prejudicam o desenvolvimento de uma empresa, caso não tenha lido o artigo clique: A Falta de Liderança.

Hoje iremos abordar outra falta, a de conhecimento!

A falta de conhecimento e cultura corporativa do candidato a empresário ou do próprio empresário que já está em atividade são fatores que emperram o crescimento de uma empresa e contribuem para o processo de falência.

Não basta ter dinheiro para comprar e revender ou para fabricar produtos, são necessários o domínio de conhecimentos fundamentais para qualquer negócio.

É preciso estar cercado de uma série de informações e acima de tudo saber interpretá-las , para que se possa visualizar cenários, tomar decisões com conhecimento de causa,  sabendo o real motivo das coisas estarem acontecendo.

O que é estar informado?

Um empresário competente deve saber o que se passa dentro da sua empresa em todos os seus processos administrativos e operacionais, isto é estar informado.

O que é conhecimento?

Estar informado é estar ciente do que acontece, pronto. Agora não basta o empresário estar informado, é necessário bem mais do que isso, é fundamental transformar a informação em conhecimento.

Aspectos como “pesquisa de satisfação” do cliente e dos funcionários são fundamentais, pois permite adquirir conhecimentos para que a empresa tome uma posição mais competitiva, se reinvente e inove.

A “pesquisa de mercado” permite a identificação de carências e necessidades, e a partir disto a criação de oportunidades de negócios.

“Acompanhar os concorrentes”, permite obter informações (permite saber seus preços, como atendem aos clientes, suas falhas, seus pontos fortes e fraquezas) que transformadas em conhecimento através de análises, planilhas e comparativos possibilitam a criação de diferenciais, a criação de novos produtos e novos serviços.

Então o conhecimento do empresário deve ser sobre a empresa seja este à nível de controle administrativo e de processos (estar informado) como a nível de mercado (ambiente interno, ambiente externo) clientes, fornecedores, concorrência, a própria empresa, etc.

Então quando falamos na falta de conhecimento não nos referimos apenas a operação do negócio em si, mas também na busca constante de implantar qualidade em todos os aspectos relevantes do negócio.

Empresário com conhecimento reflete em uma empresa mais competitiva.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.