No artigo anterior abordamos a falta de liderança como um dos fatores que prejudicam o desenvolvimento de uma empresa, caso não tenha lido o artigo clique: A Falta de Liderança.
Hoje iremos abordar outra falta, a de conhecimento!
A falta de conhecimento e cultura corporativa do candidato a empresário ou do próprio empresário que já está em atividade são fatores que emperram o crescimento de uma empresa e contribuem para o processo de falência.
Não basta ter dinheiro para comprar e revender ou para fabricar produtos, são necessários o domínio de conhecimentos fundamentais para qualquer negócio.
É preciso estar cercado de uma série de informações e acima de tudo saber interpretá-las , para que se possa visualizar cenários, tomar decisões com conhecimento de causa, sabendo o real motivo das coisas estarem acontecendo.
O que é estar informado?
Um empresário competente deve saber o que se passa dentro da sua empresa em todos os seus processos administrativos e operacionais, isto é estar informado.
O que é conhecimento?
Estar informado é estar ciente do que acontece, pronto. Agora não basta o empresário estar informado, é necessário bem mais do que isso, é fundamental transformar a informação em conhecimento.
Aspectos como “pesquisa de satisfação” do cliente e dos funcionários são fundamentais, pois permite adquirir conhecimentos para que a empresa tome uma posição mais competitiva, se reinvente e inove.
A “pesquisa de mercado” permite a identificação de carências e necessidades, e a partir disto a criação de oportunidades de negócios.
“Acompanhar os concorrentes”, permite obter informações (permite saber seus preços, como atendem aos clientes, suas falhas, seus pontos fortes e fraquezas) que transformadas em conhecimento através de análises, planilhas e comparativos possibilitam a criação de diferenciais, a criação de novos produtos e novos serviços.
Então o conhecimento do empresário deve ser sobre a empresa seja este à nível de controle administrativo e de processos (estar informado) como a nível de mercado (ambiente interno, ambiente externo) clientes, fornecedores, concorrência, a própria empresa, etc.
Então quando falamos na falta de conhecimento não nos referimos apenas a operação do negócio em si, mas também na busca constante de implantar qualidade em todos os aspectos relevantes do negócio.
Empresário com conhecimento reflete em uma empresa mais competitiva.