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A Encruzilhada dos Contadores

Constatei que a grande dificuldade dos escritórios contábeis estava em criar um diferencial competitivo pois para os clientes que utilizam os serviços contábeis todos os escritórios são iguais, o que faz com que estes clientes optem pelo serviço...

11/07/2014 09:36:47

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A Encruzilhada dos Contadores

Prezados colegas, atuei por 15 anos na contabilidade ativamente.

Há 5 anos tive interesse pelo área de Marketing, pesquisei, estudei de forma autodidata e fui em busca de formação.

Primeiro me interei sobre marketing digital: sites, blogs, mídias sociais, e-mail marketing e principalmente conteúdo.

Depois passei a estudar as outras vertentes do marketing, principalmente aquelas direcionadas ao planejamento e criação de estratégias.

Neste início é óbvio que pela minha experiência na área contábil os meus primeiros clientes fossem escritórios contábeis, e foi por este segmento que iniciei.

Acompanhei muito fóruns e sites, listas de discussão, grupos de estudo no Facebook (e tem muitos interessantes), para identificar tendências e necessidades.

Constatei que a grande dificuldade dos escritórios contábeis estava em criar um diferencial competitivo pois para os clientes que utilizam os serviços contábeis todos os escritórios são iguais, o que faz com que estes clientes optem pelo serviço contábil mais barato.

Outra questão estava nas constantes reclamações contra o CRC, a mais veemente tratava dos problemas relativos a criação de um padrão para a cobrança de honorários, o que seria injusto, pois as estruturas física, de mão de obra, tecnológica e de serviços (este último em alguns casos) muda de escritório para  escritório e de região para região.

Portanto padronizar não seria o ideal, mas esta é outra discussão e não o foco deste artigo.

Além do que é o mercado, a competição e a qualidade da empresa que devem ditar as regras de preços: se o meu serviço é essencial e um diferencial para o meu cliente e ele reconhece isto, irei cobrar mais, normal.

Mas bem, quando comecei a ofertar meus serviços, as empresas contábeis fiquei preocupado com alguns resultados e atitudes dos colegas:

  1. Poucos profissionais com visão para investir em planejmanto, marketing ou parcerias, mas que sempre continuam reclamando dos clientes, do CRC, do 
    aviltamento, etc;
  2. Dificuldade de comunicação: quando se envia um e-mail profissional, espera-se o retorno, pois é uma oportunidade de negócio, mas grande parte dos Contadores não respondem aos e-mails, pecam no quesito relacionamento;
  3. Problemas de organização: empresários contábeis envolvidos demais nas tarefas operacionais, não confiam na equipe e também não investem em treinamento da 
    equipe.

Então quando comecei vi no mercado contábil um grande nicho, pois eram muitos os problemas onde os escritórios necessitavem de apoio, mas existe uma grande barreira criada pelo próprio empresário do setor: a falta de visão estratégica e a capacidade de ver além da área contábil.

Alguns ficam ofendidos quando se aponta isto....mas não sou eu quem aponta, apenas trago dados e informações que são e objeto de pesquisas e principalmente da opinião dos empresários clientes de escritórios contábeis que apontam isto. E olha que são inclusive os que pagam em dia, e que quase nunca recebem uma visita do Contador, não recebem relatórios, dicas e orientações, fora as básicas.

Por outro lado existe escritórios que perceberam que mudanças ocorrem de dentro para fora, e investem em treinamento, organização, parcerias e marketing.

Posso citar como exemplo claro clientes meus localizados em Recife/PE, Nova Serrana/MG, Curitiba/PR, Santo André/SP e Brasília/DF que investem no marketing digital, no conteúdo exclusivo, em artigos, facebook, e-mail marketing, sites, blogs, que desenvolvem treinamentos e agregam serviços, que dá gosto de trabalhar para eles.

Continuam sendo na sua essência empresas de contabilidade, mas que são caapzes de inovar, competir e sair do lugar.

A visão de negócios deles é excelente, investem em parcerias e almejam crescimento.

Inclusive 3 deles (Recife/PE, Nova Serrana/MG, Curitiba/PR) além de serem meus clientes tornaram-se meus parceiros exclusivos em seus respectivos estados.

Como meu trabalho não é prejudicado pela distância física, para todos os clientes que atendo de outros segmentos nestes estados, eu acabo indicando que estas empresas de contabilidade são minhas parceiras e estão prontas para atendê-los, assim novos contatos surgem para estes Contadores.

Você Contador percebe nisso uma oportunidade? No caso destes clientes/parceiros que citei acima, eles tem algo a mais a oferecer aos seus clientes, algo estratégico.

Em compensação outros escritórios vão ficando cada vez mais para atrás, perdendo tempo e perdendo espaço para outros que investem e apostam em oportunidades de negócio.

E eu sendo um colega de classe, que no início dos serviços de marketing pensou em auxiliar escritórios contábeis a se desenvolverem de maneira sólida reduzindo custos e ampliando a visiblidade, passei a investir naqueles que apresentam organização, visão e planejamento.

Fica aqui um abraço a todos os coelgas e um alerta para que busquem parceiros, invistam em novos serviços e novos conhecimentos, e não fiquem parados na encruzilhada.

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