x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Você sabe aplicar a Administração ao seu negócio?

As funções administrativas definidas por Fayol, parecem distantes de pequenos empreendedores, mas como toda grande verdades está mais próxima de sua realidade do que parece!

16/09/2014 08:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você sabe aplicar a Administração ao seu negócio?

Em termos simples podemos definir a Administração como a tomada de decisões para cuidar adequadamente de recursos e atingir objetivos, um dos grandes estudiosos e desenvolvedores desta ciência chamada administração, Henri Fayol (fundador da Teoria Clássica da Administração) definiu como funções administrativas os seguintes processos, Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, mas de que forma podemos aplicar estes processos ao dia-a-dia de um pequeno negócio?...os conceitos da Administração profissional parecem distantes de uma micro empresa e difíceis para um empreendedor iniciante, porém se pararmos para refletir por alguns instantes perceberemos que as "tais funções administrativas" estão presentes nas questões mais simples de nossa rotina, desde o planejamento de um passeio, o controle de um orçamento doméstico ou a liderança de nossos filhos...etc.

Por tanto, faz-se necessários entender urgentemente como aplicar o POCCC (sigla usada no curso de Administração) em nossos empreendimentos de forma que possamos "administrar" bem os recursos e realizar objetivos. A primeira função administrativa significa antever o futuro e traçar um programa de ação, isto é, "Planejar" quais são os objetivos que queremos atingir com o nosso empreendimento e de que forma devemos agir para alcançá-los. "Organizar" significa dispor os recursos em uma estrutura de forma a possibilitar a execução de tarefas que possam levar ao alcance dos objetivos, a terceira função administrativa é "Comandar" esta função também pode ser definida como "Liderança" e é bastante complexa, pois, trata-se de dirigir, motivar e orientar pessoas  ao contrário do que se pensa nós gerenciamos coisas, pessoas agente lidera! A função administrativa da sequência é "Coordenar" trata-se de harmonizar e sincronizar ações em medidas e sequências certas e adaptar os meios aos fins, na literatura da ciência Administrativa alguns autores referem-se a está função como "Execução" o que cabe perfeitamente já que faz referência à ações que objetivam metas. Por fim, temos a função "Controlar", o controle tem importância singular quando estamos a frente de um empreendimento ele é o instrumento que vai nos possibilitar identificar possíveis fraquezas ou erros na condução de nossos planos e consiste na verificação se o plano adotado, as instruções passadas e os princípios estabelecidos estão sendo seguidos.

Os termos e definições aqui expostos são recursos acadêmicos, porém devo salientar que o objetivo aqui não é ensinar Administração e sim propor reflexões sobre a condução de pequenos negócios e trazer informações que possam ser úteis e facilitar o desenvolvimento de novos ou experientes empreendedores e quem sabe até possibilitar debates a partir das reflexões, por tanto, se você tem dúvida, uma crítica ou uma sugestão deixe o seu comentário e participe!!!!

Denilson Moura é Administrador de Empresas, Técnico em Contabilidade e sócio do escritório Veiga Consult.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.