x

Como Ser Auditor: Interno ou Externo

Este artigo trata de dar dicas e os atalhos necessários para que quer ingressar na carreira de auditor, seja você um estudante ou profissional experiente.

27/10/2014 08:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como Ser Auditor: Interno ou Externo

A ideia de escrever um artigo sobre esse assunto, como ser auditor, me surgiu principalmente através de algumas pesquisas que eu fiz para entender um pouco melhor sobre quais eram as necessidades dos contatos de meu site - kit.checklistdeauditoria.com.br.

Também pesquisei o que as pessoas estão buscando saber no GOOGLE acerca da área de auditoria e vi que muitos estão buscando aprender sobre auditoria interna, auditoria externa, auditoria contábil, como ser um auditor, como fazer auditoria, entre outras questões.

Então, pretendo mostrar de maneira resumida, até porque este assunto é bastante complexo e pretendo em um futuro próximo escrever um ebook sobre isso, como ou que você precisa fazer para ser um auditor.

Enquanto isto baixe um kit gratuito com Checklists de Auditoria clicando aqui!

Como Se Tornar Um Auditor Externo Ou Independente

Vamos entender bem o que é um auditor externo ou que faz esse profissional de auditoria independente. Uma Auditoria Externa é quando uma empresa contrata um escritório terceirizado (por isso o termo externa) para realizar a auditoria das demonstrações contábeis desta empresa.

A empresa em questão é obrigada por lei (Lei 11.638, que define quais os critérios obrigam as empresas a serem auditadas) a contratar uma empresa de auditoria independente que será responsável por auditar seus balanços e demais demonstrações, com o objetivo de emitir um parecer sobre a veracidade destas. A empresa de auditoria deve ser externa porque precisa manter INDEPENDÊNCIA em relação à empresa auditada, por sua opinião não pode sofrer nenhum tipo de influência.

Ok! Depois dessa rápida contextualização vamos partir para o que realmente interessa nesse artigo: O Que Faço Para Me Tornar Um Auditor?

Como Ser Auditor Para Estudantes

Bem, se você é um estudante da área de contábeis, saiba que esse é o momento propício para decidir se quer ingressar na carreira executiva de Auditoria Externa. Isso porque para entrar nas melhores e maiores empresas de Auditoria Independente do Brasil e do mundo você precisa ser estudante ou ser recém-formado (máximo 02 anos após formação).

Hoje, as maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo são KPMG, PRICE, DELOITTE e ERNEST&YOUNG, que juntas receberam o nome de “BIG FOUR” ou as Quatro Grandes. Isso porque elas dominam o mercado de auditoria externa e consultoria e também porque estão “anos-luz” à frente de suas concorrentes.

Essas empresas juntas detém os maiores e mais volumosos contratos do mercado, atendendo as maiores companhias do mundo e envolvendo valores multimilionários. Em função dessa concorrência existente, entre as próprias BIG FOUR, é que a contratação de talentos é um dos maiores investimentos que essas empresas fazem em seu orçamento, oferecendo o que há de melhor em pacotes de benefícios e remunerações.

Essas empresas de auditoria lançam, DUAS vezes por ano, programas de trainee para seleção de talentos que ingressão nessa tão sonhada carreira executiva. Se você tem esse sonho de se tornar Auditor Externo e realmente que ser Um Auditor acesse as páginas dos programas de cada uma dessas empresas, clicando nos links que deixo abaixo:

Programa de Trainee/Novos Talentos KPMG

Programa de Trainee/Novos Talentos PRICE

Programa de Trainee/Novos Talentos ERNEST&YOUNG

Programa de Trainee/Novos Talentos DELOITTE

Como Ser Auditor Para Profissionais Experientes

“Nem só de estudantes vivem as empresas de auditoria!”

Eles também têm espaço para que você, que talvez já é um profissional com experiência no mercado, seja de consultoria, auditoria,  ou outro, faça parte do quadro de profissionais de auditoria independente.

Claro que, por falarmos de profissionais de alto desempenho, a concorrência para ingressar em uma destas empresas é muito grande, muitas vezes sendo necessário “lançar mão” de recursos como indicações (o QI!), referências, etc.

Mas de qualquer forma, se você é um profissional experiente que está no mercado e quer tornar-se um Auditor Independente e alavancar sua carreira também deixo os links das empresas abaixo:

Profissional Experiente – KPMG

Profissional Experiente – PRICE

Profissional Experiente – DELOITTE

Profissional Experiente – ERNEST&YOUNG

Então não perca mais tempo, acesse as páginas que indiquei e se inscreva nos processo seletivos. Quem sabe não é a sua hora da dar um salto na carreira ou iniciá-la com o pé direito?

Como Se Tornar Um Auditor Interno

A Auditoria Interna é uma profissão que têm crescido em ritmo acelerado na última década, principalmente em virtude dos acontecimentos como o escândalo de fraude corporativa envolvendo uma das maiores empresa norte-americanas e mundiais, a ENRON.

Na época, os executivos da Enron estavam fraudando suas demonstrações contábeis e desviando milhões de dólares dos cofres da empresa com a ajuda da empresa de Auditoria ARTUR ANDERSEN, que veio a “quebrar” juntamente com a ENRON após o caso.

Esse fato impulsionou a criação ou intensificação de ações antifraudes, desenvolvendo-se o conceito de Governança Corporativa, COSO, Lei Anti-Corrupção (no Brasil), etc.

Todo este cenário favoreceu o crescimento da Auditoria Interna e o reconhecimento da sua importância para companhias, tanto que hoje temos quase que em todas as grandes empresas um departamento de Auditoria Interna (Outras expandem criando áreas de COMPLIANCE e RISCOS).

Agora, para quê estou trazendo todo esse assunto?

Minha intenção foi te dar um panorama resumido para atuação de um Auditor Interno. Se você quer se tornar um Auditor Interno, precisa saber como é o mercado e onde há espaço para ingressar.

Então, como podemos ver o campo de atuação de um Auditor Interno está nas Médias e Grandes Empresas, independente do ramo de atuação desta. E aqui te digo uma coisa que você vai gostar muito de saber: Existe falta de mão-de-obra especializada para atuar na Auditoria Interna.

O mercado procura, o mercado chama, mas não temos profissionais habilitados para as funções que uma Auditoria Interna exige! Geralmente, as empresas procuram por profissionais formados na área Contábil, talvez com Especialização, que falem outra língua e tenham experiência anterior em Auditoria.

Se você têm esse perfil fique atento às vagas que surgem para que se candidate. Mas como achar estas vagas?

Bem, sugiro que fique atento a banco de currículos, ingresse em grupos de auditoria no Linkedin (se você ainda não tem o costume de utilizar o Linkedin, acho melhor repensar sua estratégia!) ou consulte diretamente as empresa que você tiver interesse.

Concluindo, esta é uma ótima carreira exige muito, mas muito menos viagens que um Auditor Externo, sem perder muito em rendimentos.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e tenha te dado um norte sobre o que fazer para ingressar nessa que para mim é a melhor carreira que podemos ter no ramo Contábil.

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.