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Dicas para divulgar seus serviços de forma mais eficiente!

Para quem deseja divulgar serviços essa é uma questão fundamental. Posso citar o meu caso, sou um profissional contábil, graduando em marketing, e presto serviços para vários segmentos de mercado.

24/11/2014 15:52

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Dicas para divulgar seus serviços de forma mais eficiente!

Você sabe quem são os seus clientes?

Para quem deseja divulgar serviços essa é uma questão fundamental.

Posso citar o meu caso, sou um profissional contábil, graduando em marketing, e presto serviços para vários segmentos de mercado.

Mas eles estão separados por nichos, sendo assim tenho uma estratégia específica para cada um deles. Por exemplo, tenho mais de 15 anos de atuação no mercado contábil e quando comecei a divulgar meus serviços de marketing comecei pelo mercado que mais conhecia: o contábil.

Então identifiquei as maiores dificuldades do setor e trabalhei primeiro em levar informação útil e relevante para este público através de artigos em blogs e sites, assim identifiquei várias oportunidades e criei um mapa para a minha estratégia.

Em cima disto lancei um serviço chamado Web Mais Inteligente dedicado a transformar a atuação dos escritórios através da internet, dando voz ativa aos Contadores e ao mesmo reduzindo custos e aumentando a visibilidade.

Este serviço foi fruto de pesquisa, de análise e estudos.

Mas para isto tive que observar o mercado, e adequar o serviço a necessidade do público cliente: osempresários contábeis.

Eu não podia fazer o mesmo tipo de divulgação para uma empresa de contabilidade e uma entidade sem fins lucrativos ou um outro segmento, jamais!

Você não quer perder dinheiro, nem tempo ou esforço disparando para todos os lados, então personalizar a comunicação de acordo com o nicho é a principal estratégia!

Geralmente vender serviços é mais difícil do que vender algum produto, pois muitas vezes a pessoa não percebe aquela necessidade.

Neste quesito cito mais uma vez o meu caso, pois quando criei o projeto foi muito difícil demonstrar a classe contábil que a proposta era diferente, que envolvia vantagens palpáveis e a proposta era única. Como era algo novo a minha proposta foi de adequar o serviço a um contrato por tempo curto, se o cliente gostasse poderia permanecer, esta foi uma grande “sacada” e fez o os serviço decolar.

Mas até chegar a este momento demandou paciência e uma série de testes e ajustes.

Em cima disto fica uma grande dica: antes de investir em divulgar seu serviço, entenda qual o problema que o cliente precisa solucionar, qual a melhor forma de você ganhar terreno e demonstrar o resultado real do seu serviço.

Tendo em mente as vantagens reais que o cliente irá obter é mais fácil criar uma estratégia eficiente e focada.

Agora vamos as dicas, se eu fosse seguir básico diria: invista em site, tenha sempre seu cartão de visitas, cuide do seu marketing pessoal, etc, etc, etc.

Mas o objetivo não este, pois quero agregar uma nova ideia, mesmo que esse algo novo seja apenas algo que exista e você não conheça ou não aplique ainda.

Primeira dica: estude sempre, leia e informe-se constantemente sobre a sua área. As pessoas estão muito bem informadas hoje em dia, sites com dicas e orientações é o que mais existe, então trate de acompanhá-los, pois o seu cliente fará isto antes de entrar em contato com você.

Segunda dica: tenha humildade, caso você se ache auto suficiente provavelmente não seguirá a primeira dica, correndo risco de ficar desatualizado.

Terceira dica: invista sempre na qualidade da sua organização, faça um relatório dos seus atendimentos dizendo como foram todos os procedimentos, isto passará confiança e transparência.

Quarta dica: jamais fale mal de seus concorrentes, isto não é ético, e queima a sua imagem, lembre que estamos na era do politicamente correto e muitas pessoas levam isto muito a sério.

Quinta dica: use e abuse dos recursos tecnológicos que possam lhe aproximar das pessoas como mídia social, sms, whatsapp, skype, etc.

Sexta dica: cuidar da aparência é básico, mas não seja vazio, dê atenção ao cliente, seja educado em todos os momentos, mostre que você tem bom conteúdo.

Sétima dica: não abandone o cliente, mesmo depois do trabalho realizado, telefone para ele, pergunte se está satisfeito com o serviço, coloque-se a disposição.

O início de uma excelente estratégia de divulgação está em manter uma base de clientes ativos e fidelizados que possam fazer uma boa publicidade dos seus serviços.

Quando planejar uma campanha de divulgação, pense em qual problema você pode resolver para as pessoas e onde essas pessoas se encontram.

Um abraço

Alexandre Ferrão
[email protected]

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