x

Cinco dicas para o outsourcing contábil dar certo

O outsourcing contábil não é uma simples terceirização. É um investimento e não se pode pensar em outsourcing contábil apenas como forma de economia de custos.

15/01/2015 07:59:52

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cinco dicas para o outsourcing contábil dar certo

O outsourcing contábil é uma alternativa para muitas empresas. Com as recentes mudanças é provável que muitas outras empresas passem a pensar nesse tipo de processo de negócios visando agilidade nas tomadas de decisões. As mudanças na legislação contábil e fiscal estão exigindo profissionais com conhecimento e amplitude técnica. O outsourcing contábil não pode significar apenas redução de custos salariais e operacionais por que não é uma simples terceirização de departamento. Sem a pretensão de esgotar o tema, eis algumas dicas:

  1. Time de profissionais terceirizados iguais ao time da casa: O perfil dos profissionais terceirizados deve ser igual aos que a empresa almeja para trabalhar internamente. Devem estar atentos a cultura local, missão e objetivos da empresa. Os profissionais terceirizados devem ter a mesma capacidade de se adequar a rotina da empresa. A empresa deve buscar a coesão entre os colaboradores independente da forma de contratação.

  2. Valorização Profissional: Ainda que a equipe seja supervisionada por um terceiro, a motivação e o reconhecimento das qualificações e competências são fundamentais para o êxito do outsourcing. O padrão de remuneração, plano de carreira e benefícios também devem ser iguais ou semelhantes aos da própria empresa, para que não ocorra a perda de talentos e rotatividade. Fuja e desconfie de quem oferece equipes baratas e a redução de encargos trabalhistas como a primeira opção do serviço de outsourcing contábil.

  3. Não basta ser terceiro tem que participar: O outsourcing contábil deve ser capaz de oferecer uma equipe capaz de participar dos negócios da empresa. Se a ideia é terceirizar para proteger o core business então essa proteção dever ser também um dos objetivos de quem oferece a outsourcing como um serviço. Apenas realizar os processos contábeis e fiscais da empresa de forma mecânica e rotineira não é suficiente. É preciso ir além e estar consciente da realidade dos negócios da empresa, participando e oferendo soluções.

  4. Equipes atualizadas: As mudanças no padrão contábil brasileiro foram grandes e a atualização do conhecimento tornou-se obrigatória. Muitos CEO’s não acreditam, mas a educação profissional contínua pode sim trazer retorno de investimento além de evitar prejuízos decorrentes de erros ou omissões. Investir em empresas de contabilidade onde a cultura de formação contínua é presente evita muitas dores de cabeça.

Dentro ou fora da empresa? Eis a questão: Para pequenas e médias empresas a terceirização tem sido a melhor ou até mesmo a única opção. Para empresas de grande porte as condições da terceirização deve ser bem avaliada. Independente de estar dentro ou fora da empresa atuando de forma remota, as equipes de outsourcing contábil deve estar aliadas aos sistemas integrados de informação (ERP, MRP, MRO, etc.) e gerar dados e informações relevantes em tempo real.

É comum ouvir sempre dois argumentos básicos no momento de optar pelo outsourcing, que são a economia com encargos trabalhistas e a possibilidade não se preocupar mais com os custos de um departamento inteiro de contabilidade. O outsourcing na verdade é um investimento que pode trazer retornos significativos, a eliminação de riscos e tranquilidade ao gestor.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.