x

Para prosperar, é preciso sonhar, mas com olhos beeem abertos!

A prosperidade vem a partir dos esforços que fazemos direcionados para nossos desejos. Prosperidade é mais que fortuna financeira; engloba a satisfação do trabalho, o sentimento de realização e o equilíbrio pessoal, familiar e profissional.

04/05/2015 13:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Para prosperar, é preciso sonhar, mas com olhos beeem abertos!

Ah, como é bom sonhar, deixar a mente vaguear leve por imagens lindas, situações fantásticas, realizações pessoais acalentadas! Sim, é ótimo e inclusive necessário para que nossa vida tenha sentido e direção para a felicidade. Quem critica quem sonha, de certa forma, inibe o sentido de plenitude que é algo motivador do ser humano: sonhamos desde a infância com ficar em pé como nossos pais, andar com segurança, realizar pequenas coisas que se tornam grandes com o tempo. Enriquecer. Prosperar. Amar e ser amado. Tudo parte de sonhos!

De posse de seus sonhos, saiba bem quais eles são e planeje como chegar lá.

Eita! Agora a coisa pega. Falou em planejar, muita gente assusta! Não deveria, porque todos nós, o tempo todo, planejamos nossas atitudes: acordamos e imediatamente fazemos algo (que pode ser agradecer ou simplesmente ir ao banheiro) que implicou num rápido planejamento da atitude. Fração de segundos, quase inconsciente. Sim, você planejou ir ao banheiro, planejou agradecer pela ótima noite e lindo dia. Toda ação, todo movimento, teve um planejamento por trás. Até a respiração consciente pede planejamento.

O segundo ponto delicado é o sonho. Neste tópico, focando na prosperidade plena, lembre que é você QUEM DOMINA O SONHO. Não abdique do que deseja, mesmo que pareça impossível, pois impossível será se você nada fizer para que ele se torne real. Evite a tentação de usar o “genérico” no sonho porque é mais simples e mais barato: sonhe de verdade, com o que é sua verdadeira vontade. Genérico é bom enquanto medicamento, mas para a sua satisfação de sonhos e desejos emocionais, cuidado para não se contentar com o similar (porque não vai funcionar, já aviso!).

Definido seu sonho, planeje. Pode ser que a realização do sonho leve uma década – e dez anos passam rápido. Há pouco tempo discutíamos se a tecnologia iria resistir ao bug do milênio, que foi a mudança para 2000, que precisava de quatro algarismos ao invés de dois (70, 98, 99) para definir o tempo. E isso já tem 15 anos, sendo que tudo funcionou perfeitamente, por obra e graça de um planejamento. Seu sonho precisa desta atenção, deste carinho! Planeje os passos necessários, o tempo necessário e o recurso. Avalie com calma, use tempo sem economia nesta etapa de planejamento dos seus sonhos realizados; use estratégias que você perceberá, ouvindo seu coração, que são as mais adequadas. Coloque por escrito, leia, absorva a informação e COMECE. Só de ter planejado e posto no papel, um grande passo foi dado!

De olhos bem abertos, com o sonho claro na mente e coração, com o planejamento e estratégia definidos, preste atenção às oportunidades. Existe sorte? Sim, desde que você esteja atenta à oportunidade, que pode ser algo simples e corriqueiro, mas que eventualmente você não tenha dado atenção. Sabe aquela pessoa que você sempre lembra que precisa conversar, tomar um café? Pois ela pode ser quem vai trazer a dica da oportunidade! Arrisque! Se não for, ao menos você tentou. Arrepender-se de algo feito é normal, o duro é se arrepender de não ter feito… E mesmo que você pareça ridícula, esqueça isso porque vai aqui um segredo: toda pessoa de sucesso ouviu que era errada, sonhadora, ridícula, absurda e fora do padrão. A diferença delas para as outras é que ouviram, entenderam, consideraram e, se precisavam ajustar algo, fizeram. Se era só crítica daquelas para diminuir e inibir, esqueceram e foram em frente. Somos nós que filtramos o que realmente interessa – pois o sonho é nosso.

A partir destes elementos vem a persistência, que não é parente da teimosia, como muita gente diz. Economizar, por exemplo, é algo que requer planejamento e tem como foco um sonho: seja a casa própria, a viagem, o patrimônio. Daí que a tentação aparece até para te testar, como aquela “oferta” fabulosa que cabe na sua poupança (que levou um teeempo enorrrme para juntar) e que te acena com um sorriso… Pegue-se com seu planejamento e sonho e resista! Na dúvida, ande sem cartão de banco ou crédito para facilitar este processo – e dificultar o consumo.

Prosperar é algo que você vai aprender fazendo: vem desde o dinheiro guardado para gerar novos negócios, a economia do dia a dia que faz sobrar um bocadinho no fim do mês, e principalmente o sentimento que tudo o que você toca gera algo novo com satisfação, com alegria. O sentimento de riqueza plena, que é saúde, amor, dinheiro, oportunidades, amigos, família, vem a partir de um claro processo onde o sonho é a mola mestra. Sonhe sim, sonhe alto porque, como diz o bilionário Jorge Lemann, sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho – portanto, sonhe com vontade e corra o risco maravilhoso de ser feliz!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.