x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

CORRUPÇÃO: A maior inimiga do crescimento.

Esse artigo tem como principal foco abordar alguns pontos que devido a corrupção e ao descontrole governamental, afetam diretamente a desmotivação frente ao empreendedorismo.

31/07/2015 13:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CORRUPÇÃO: A maior inimiga do crescimento.

A crise econômica e financeira vem cada vez mais se alastrando e tomando conta do nosso Brasil, taxas de juros extremamente elevadas, o endividamento das pessoas tanto física como jurídica cada vez maior, e claro, não poderíamos deixar de citar a corrupção sem fim, que se alastra em todos os segmentos governamentais.

Com esse desgoverno no qual convivemos hoje, vimos a desaceleração da nossa economia, que já não era grande coisa, afundar ainda mais.

A tamanha falta de gestão e planejamento com os recursos públicos, no qual impacta diretamente no bolso do trabalhador, dinheiro esse que se vai pelo ralo.

Com tudo isto, o que resta é o aumento da carga tributária, onde fere o bolso do mais frágil empreendedor brasileiro, o micro e pequeno empresário.

 Micro e pequeno empresário esse, que detém aproximadamente de 52% dos empregos com carteiras assinadas no setor privado, que por muitas vezes luta fervorosamente para manter o seu negócio.

Infelizmente o que temos vivido, mostra o grande descaso do atual governo ao que se refere a estimulo para o crescimento junto as nossas empresas, onde, o que se vê é o desespero pela arrecadação de recursos para a manutenção da máquina, gerando mais burocracia e obrigações acessórias para as empresas.

Com isso, o aumento dos custos com controles de gerenciamento é inevitável, custos esses que por sua vez, na grande maioria sai mais caro do que a própria reposição de mercadorias para o giro mensal.

O Brasil vem caminhando para o inverso, burocratizando cada vez mais o empreendedorismo, desestimulando a classe empreendedora a querer crescer.

O que realmente precisamos é de mais eficiência e eficácia na gestão governamental, precisamos de novos líderes, que estimule o crescimento econômico e financeiro, através de benefícios fiscais e tributários.

Não há que se falar em aumento de impostos, há que se falar em aplicabilidade dos recursos, há que se falar em planejamento estratégico.

Precisamos criar estratégias que estimulem nosso crescimento, empresas que consegue suportar a crise nesse mercado competitivo e desmotivador, precisa ter gestão e controle profissional.

Caio Martins é diretor da Correta Consultoria e Assessoria Contábil, Professor em Cursos de Contabilidade e Especialista em Controladoria e Finanças. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.