x

A Importância dos Indicadores Financeiros no processo decisório

Os indicadores financeiros são ferramentas de suma importância para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. São termômetros de medição de desempenho e avaliação do processo operacional das organizações empresariais.

28/09/2015 08:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A Importância dos Indicadores Financeiros no processo decisório

 

Os indicadores financeiros são ferramentas de suma importância para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. São termômetros de medição de desempenho e avaliação do processo operacional das organizações empresariais. Sem essas ferramentas é impossível medir o desenvolvimento financeiro das organizações bem como tomar qualquer tipo de decisão. A análise dos índices é uma importante tarefa a ser executada dentro de uma empresa, pois eles têm a capacidade de dar suporte às decisões relevantes para a sobrevivência da entidade.

E essa necessidade se agrava no atual cenário econômico do brasil cheio de incertezas com recessões econômicas, inflação instável e sem uma politica adequada de fortalecimento da econômica.

 Dai a  necessidade das empresas analisar seus demonstrativos com muita cautela, para que não caia no erro de interpretar dados incorretos, comprometendo a continuidade de sua operação.

Os  indicadores demonstram a exata situação da empresa no momento em que são verificados, fornecendo assim munição para os seus administradores, que os utiliza para fundamentar uma possível tomada de decisão. Vale salientar que a análise e interpretação desses indicadores pode ser arriscada quando um único índice é analisado isoladamente. Esse procedimento pode fornecer informações que aparentemente mostra uma situação financeira confortável ou não, quando na verdade a situação real da organização seja inversa. Analisar indicadores não é simplesmente aplicar uma formula sobre alguns  dados financeiros para calcular um dado índice. Mais importante é a interpretação do valor do índice. Para responder se o negócio está indo bem ou não.

A curto prazo, as categorias importantes são: liquidez, atividade e lucratividade, pois elas fornecem a informação que é crítica para a operação a curto prazo da empresa.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.