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Contabilidade: Preço x Valor

Muito tem se debatido sobre a necessidade de valorização do profissional de contabilidade, nesse sentido, é fundamental entender a diferença entre preço e valor para nos guiar nesta jornada.

20/10/2015 08:41:47

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Contabilidade: Preço x Valor

Parafraseando a passagem Bíblica, podemos afirmar com uma certeza quase religiosa, que onde dois ou mais contadores estiverem reunidos falando sobre a profissão, a questão da valorização e do aviltamento de honorários será mencionada. Corredores de repartição, congressos e cursos para a classe ou mesmo numa mesa de bar, o assunto é sempre muito vivo e a já virou jargão: pela valorização do contador.

Entretanto, podemos notar uma grande confusão entre valor e preço. Questiona-se a falta de valorização em virtude dos honorários aviltados, mas, embora sejam coisas estreitamente relacionadas, preço e valor são coisas diferentes e precisamos ter uma clara compreensão disto.

Preço tem a ver com dinheiro, valor, tem a ver com utilidade. O fornecedor estabelece o preço, mas o valor, quem atribui, é o cliente. Desta forma, você pode criar algo fantástico, mas se você não conseguir demonstrar isto ao cliente, não terá valor algum, e seja qual for o preço que você estabelecer, o cliente achará caro.

Uma ótima forma de perceber isto está nas notas de um real: se você chegar em algum Banco para depositar uma nota de um real na sua conta o seu saldo será, ao final da operação, R$ 1,00 maior do que antes. Entretanto, se você entrar em qualquer site de vendas pela internet e fizer uma busca por “cédulas de um real” encontrará pessoas vendendo estas notas por mais R$ 100,00. Isso acontece porque as pessoas estão atribuindo à nota um valor muito maior do que o seu correspondente monetário impresso. Talvez você não esteja disposto a desembolsar todo esse dinheiro por uma nota de um real, isto porque você não é um colecionador, e por isso, não enxerga nesta nota o valor correspondente ao preço pedido pelo anunciante, mas um colecionador poderia pagar e ainda achar um bom negócio.

Da mesma forma que acontece com a cédula de um real, acontece com todos os outros bens e serviços oferecidos no mercado, inclusive o serviço contábil. Enquanto muitas vezes o debate sobre a valorização acaba se restringindo ao preço dos honorários (erroneamente chamado de valor dos honorários) e formas de aumentá-los, não se avança no sentido de demonstrar ao cliente e a sociedade o valor dos serviços em si – em última análise, a sua utilidade.

Neste sentido, invés da eterna reclamação de falta de valor e baixos rendimentos, a classe deveria estar refletindo em perguntas como: O meu cliente sabe qual é a função do contador? O meu cliente sabe utilizar a informação contábil? Eu de fato entrego contabilidade ou apenas guias e contracheques? O que meu cliente espera de mim? O que levou o meu cliente a me contratar? Por que o meu cliente escolheu a mim e não ao meu concorrente? Como eu posso demonstrar melhor para o meu cliente a utilidade do que eu faço?

Se formos capazes de ter as respostas para estas perguntas, e outras mais, poderemos agir sobre a percepção da sociedade a respeito do que fazemos, aumentando assim o valor atribuído aos nossos serviços e a nossa profissão.

Ainda neste sentido devemos pensar ainda em oferecer de diferenciais que motive o cliente a contratar os nossos serviços; qual o diferencial do serviço de contabilidade que você presta? Não temos pensado nisto, o que faz os nossos serviços serem muito semelhantes entre si, e a regra do mercado nestes casos é simples: Quando os produtos (serviços) são essencialmente iguais o que define a escolha do cliente é o preço. E aí vivemos numa ciranda de reduzir preços para conquistar clientes, e reclamamos dos preços que nos vemos obrigados a praticar.

Ora, numa empresa, o funcionário não precisa primeiro mostrar serviço para depois ganhar aumento? Por que raios então vivemos debatendo sobre o preço dos nossos serviços invés de nos preocuparmos, antes, em demonstrar o valor do serviço? A ordem está invertida.

Enfim, precisamos primeiro debater sobre como melhorar a percepção da sociedade sobre a contabilidade, e não nos lamentar pelos preços praticados. Precisamos demonstrar a utilidade da contabilidade e pensar em como diferenciar os serviços que prestamos, só assim alcançaremos a tão badalada valorização.

Bom, mas e o preço? O preço será consequência, será naturalmente melhorado, será o bônus...

 

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