Os empresários contábeis estão divididos em duas categorias a primeira delas é denominada popularmente como old school que são aqueles empresários mais conservadores que acreditam e pregam que clientes se conquistam no boca a boca no bom serviço prestado e com o tempo, enquanto isso do outro lado da moeda está os new school ou inovadores que na maioria das vezes são os empresários mais jovens que estão mais ligados ao mundo tecnológico e querem inovar o serviço contábil apresentando soluções mais informatizadas e acreditam que é possível sim conquistar clientes com uma boa propaganda e com uma boa divulgação do que suas ideias novas trazem para o mercado.
Acredito eu que as duas categorias são extremamente funcionais dentro da sua capacidade de extração do sucesso, não podendo assim ser extremista e se deixar levar pelas suas crenças e afundar nos ideais. Vou explicar melhor, tanto empresários conservadores e inovadores estão certos em seu ponto de visto, mas se não se permitirem a concordar que o outro também está certo, perderá uma fatia do mercado porque simplesmente o contador possui um péssimo domínio do computador e não faz a menor questão de aprender pois tem quem o faça seja o estagiário ou o TI e hoje em dia isso não é bom sinal, porem do outro lado existe profissional que não conseguem desenvolver o dialogo e a boa convivência com o cliente e no ramo contábil é importante ser conservador e criar vínculo de confiança e bom serviço prestado ao cliente como também é extremamente importante estar atento à informatização da sociedade e das operações contábeis em seu país e ao redor do mundo afinal o progresso tecnológico é inevitável.
Um exemplo claro e polémico disso são os serviços contábeis oferecidos a preços extremamente baixos e sem o menor contato pessoal com o cliente e frente a isso todos se perguntam até que ponto isso é bom para profissão? Por isso é interessante realizar uma auto avaliação e definir que tipo de profissional é e até que ponto isso é favorável a você como profissional, como pessoa e para sociedade ao todo.