x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Atividades de um Escritório Contábil para sua Empresa

As atividades de um escritório contábil auxilia as empresas em sua Gestão. Veja que ao investir na gestão contábil da sua empresa poderá trazer desenvolvimento e lucratividade.

12/11/2015 13:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Atividades de um Escritório Contábil para sua Empresa

Geralmente, empreendedores iniciantes, têm dúvidas sobre os serviços e funções inerentes ao seu ramo de negócio. A contabilidade gerencial, não serve apenas para apurar impostos. Existem muitas outras vantagens que a sua empresa terá ao contratar um escritório de contabilidade: o contador, além de cuidar dos aspectos fiscais, trabalhistas e societários, também orienta na organização de toda documentação necessária para o funcionamento do negócio, assessora em tomadas de decisões estratégicas, administra as contas, registra o histórico dos atos e fatos mercantis, para que se possa buscar o melhor resultado econômico e financeiro.

O contador pode fornecer informações ao empresário sobre todas as áreas e departamentos, ajudando-o a melhorar o patrimônio e o modo de administrar a sua empresa. Afinal, cada empresa tem as suas características e necessidades próprias, e um projeto de contabilidade bem realizado dará todas as condições para que o empreendedor defina melhor o seu posicionamento no mercado, melhorando sempre que possível o desempenho de suas atividades.

Em relação às micro e pequenas empresas, salienta-se que, de acordo com o Sebrae, uma das razões que leva ao fechamento nos dois primeiros anos é a falta de preparo em gestão: os empreendedores não conseguem identificar preços e vantagens competitivas, não sabem gerenciar o fluxo de caixa, não possuem controle de estoque etc. Ou seja, negligenciam o trabalho da contabilidade. Realizam apenas as obrigações legais e fiscais, deixando de buscar orientações com relação à contabilidade gerencial, que são as informações analisadas para tomada de decisões.

Muitos empresários em início de atividades abrem mão de serviços contábeis para enxugar gastos, já que os custos para a contratação de um escritório de contabilidade podem parecer um pouco elevado para certas empresas iniciantes. No entanto, se analisar a situação de perto, o empreendedor verá que a gestão contábil é um investimento necessário e também poderá trazer desenvolvimento para as suas atividades e lucratividade em curto, médio e longo prazo.

Algumas vantagens da prática de uma gestão contábil eficiente:

– demonstrar periodicamente, as entradas e saídas de compras em registros sistematizados;

– com as informações levantadas pela contabilidade, é possível monitorar o estoque, controlando o excesso de produtos, que pode representar dinheiro parado.

– as informações fornecidas pela contabilidade servem de base para gerar o preço de venda, não apenas se baseando no mercado, mas incluindo os impostos, despesas gerais e margem de lucro ideal.

– a administração do estoque, proporciona ao empresário, considerando todas as entradas e saídas, documentadas e registradas, realizar previsões de novas entradas de acordo com previsões de vendas futuras;

– a contabilidade facilita o cotidiano do empresário ao registrar e documentar junto aos órgãos governamentais todos os pagamentos de impostos e licenças de funcionamento.

– a contabilidade fornece relatórios, como balancetes mensais, demonstração de resultados, demonstração de fluxos de caixa, entre outros, para que sirva de parâmetro para o planejamento produtivo e financeiro da empresa.

– com controle contábil, é possível estabelecer uma previsão orçamentária anual, estimando lucros e prejuízos futuros;

– geralmente, para as micro e pequenas empresas, o custo com os serviços contábeis é mais acessível; isso torna possível aplicar as informações geradas, em ferramenta estratégica para o melhor desenvolvimento da atividade fim da empresa.

Portanto, se a sua empresa ainda está em fase de estruturação e se estabilizando, investir na gestão contábil resultará em boa prática na organização empresarial e, com isso, criar uma base mais segura de negócios. Além disso, o Código Civil e o Código Tributário Nacional, determina a obrigatoriedade de escrituração contábil para todas as empresas, independente de porte e forma de tributação.

Entender as rotinas da gestão contábil facilitará o desenvolvimento do seu negócio.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.