x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Não erre na hora de contratar

O governo vem ampliando cada vez mais os controles para reduzir as fraudes na concessão do Seguro Desemprego e pagamento aos empregados, mudanças significativas que vem ocorrendo são a implantação do CAGED e o eSocial.

11/12/2015 16:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Não erre na hora de contratar

O governo vem ampliando cada vez mais os controles para reduzir as fraudes na concessão do Seguro Desemprego e pagamento aos empregados, mudanças significativas que vem ocorrendo são a implantação do CAGED e o eSocial.  

Mesmo com essas mudanças, ainda vejo empresários colocando seus negócios em risco por não contratar de forma correta seus empregados, algumas dicas para não errar na hora de contratar:

1)    Contrate sem pressa: Realize uma seleção com os profissionais, cheque referências e atestados de antecedentes criminais, se necessário faça um teste de conhecimentos básicos exigidos na função e até mesmo testes psicológicos e dinâmicas de grupo.

2)    Conheça a Convenção Coletiva: Antes de contratar já veja as exigências da Convenção Coletiva da categoria é ela quem dará as regras como piso salarial, mês de dissidio, beneficios, etc.

3)    Elimine o contratinho: A empresa deve registrar o empregado desde o inicio dos trabalhos, não há contratinho que determine esse periodo, mesmo na experiência deve haver o registro.

4)    Analise bem no período de experiência: Mesmo contratando bem o funcionário pode não se adaptar com a função ou a cultura da empresa, aproveite o periodo de experiência para evitar custos desnecessarios no desligamento.

5)    Atenção redobrada no desligamento: Se não der certo e precisar desligar o funcionário, faça um planejamento prévio para não ser pego de surpresa com os custos e indenizações, demissões antes do periodo de dissidio e atraso no pagamento podem gerar custos adicionais. Mas não demore, ter alguém que não irá agregar é um “desserviço” para empresa e um fator de desmotivação para o resto da equipe.

Por mais que a contratação de um novo funcionário seja necessária, não negligencie o processo de contratação, é preferível que a contratação seja mais minuciosa a ter que se desfazer pouco tempo depois de contratá-lo. “Seja LENTO para contratar e RÁPIDO para demitir!”

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, empresária - fundadora da Quali Contábil  e Consultora Especial no site Fórum Contábeis. Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo. Publicado originalmente na pagina da Rede Mulher Empreendedora

 



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.