x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Vida de Contador

O que passamos para ser Contador?

15/12/2015 09:21

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vida de Contador

Escolha

O que me fez querer estudar para essa profissão? Foi o querer de ser detentor de tanto conhecimento. Estudar números e leis. Poder ter o conhecimento trabalhista e fiscal. Não sabia eu dos grandes desafios que essa escolha traria em minha vida.
Eu tinha um calculo de que 1 (um) cliente seria 1 (um) salário-mínimo (sic), como eu era ingênuo. Meu pai é um modelo de profissional em minha vida, detêm de um conhecimento vasto sobre Departamento Pessoal, e como qualquer garoto, que admira seu pai, queria conversar as mesmas coisas e fazê-las da mesma forma. Esse até hoje é o meu prazer.

Faculdade
A faculdade é um novo mundo para os iniciantes. Esperamos sair com um conhecimento vasto nas técnicas e atividades contábeis. Não poderia ser tão fácil. Passamos muito tempo lendo pensamentos, leis e normas. Passamos fazendo cálculos sobre balanços, DRE e folha de pagamento e uma pequena parte do tempo nos restam trabalhar com um sistema contábil de baixo nível. Onde o mesmo não nos passa o que precisamos. Não somos preparados para os 90% das dificuldades que encontraremos pela frente. Uma grande dificuldade para o futuro contador. Acredito que a faculdade deveria ser preocupar mais em trabalhar com o dia a dia do contador.

Estágio
Acredito eu, o passo mais importante na vida do contador, pois é nesse ponto que faremos multiplicar o conhecimento obtido na faculdade em milhares de vezes, mas não. Geralmente um estágio dura cerca de 6 meses, onde boa parte desse tempo não é aproveitado. Pois estamos ocupados organizando documentos. Onde deveríamos está adquirindo conhecimento. Um dos motivos é o medo, que alguns contadores têm, de perde clientes para o estagiário (ou futuro contador, se preferirem). Para esses, o estagiário é mão de obra barata.
Mas há exceções. Contadores que querem passar seus conhecimentos. Querem desenvolver a classe contábil. Onde aprendemos a solucionar 90% dos possíveis problemas da vida do contador.
Precisamos melhorar essa parte da história do futuro contador, pois é aí que formaremos contadores detentores de conhecimento. É nesse ponto que devemos focar.

Contador
Muitos desafios. Trabalhar para alguém? Ou trabalhar para mim? Fazer concurso? Não importa o que eu escolha, pois trabalharei pelo que amo. Por tudo que passei, escolhi ser contador. Pois amo o que faço. Mesmo em meio de tantas dificuldades impostas, amo o que faço.
Vivemos de escolha, mesmo com clientes devedores, exigências fiscais, sites fora do ar, sistemas que não nos entendem (sic) e muitos outros problemas, eu escolhi ser contador. Escolhi debater com meu pai, no mesmo nível de conhecimento. Essa é minha realização profissional. Eu escolhi isso. O que é ser contador para você?

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.