x

Gestão empresarial eficiente para fugir da sonegação fiscal

No tocante ao assunto de gestão em um empreendimento, é fundamental que seja emitido documento fiscal para todo produto ou serviço negociado.

26/02/2016 15:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gestão empresarial eficiente para fugir da sonegação fiscal

No tocante ao assunto de gestão em um empreendimento, é fundamental que seja emitido documento fiscal para todo produto ou serviço negociado. Afinal, é direito do consumidor e obrigação da empresa. É importante lembrar que o valor pago de impostos pela empresa pertence ao Estado, pois Ele foi criado com a finalidade de cobrar impostos e ofertar serviços ao cidadão. Se não o faz ou é ineficiente, é uma questão a ser discutida em outro momento.

A empresa é responsável pelo recolhimento dos impostos pagos pelo consumidor final. O que é necessário para os empresários, principalmente os pequenos e os micros é implantar um bom planejamento financeiro, fazer uso de ferramentas gerenciais como fluxo de caixa, demonstrativo de resultado entre outros, para fazer com que seus negócios deem resultados positivos. Ou seja, não condicionar a existência do negócio à apropriação indevida dos recursos do Estado. Essa apropriação indevida se dá quando a empresa efetua a venda e não emite nota fiscal, informa o valor das vendas na declaração inferior ao que ocorreu. Tudo isso para não pagar os tributos devidos na venda do produto ou serviço.

É válido ressaltar que a usurpação de recursos do Estado, além de constituir crime contra a ordem tributária, na qual a legislação prevê multas, juros e até mesmo a restrição da liberdade de ir e vir, dificulta o gerenciamento da empresa. E além disso, será necessário o empresário possuir controles paralelos, como fazer anotações e lançamentos à parte, nos quais são insuficientes para saber o desempenho operacional e financeiro da empresa.

Essa prática, em muitos casos transformam-se em vícios e o retorno é ínfimo comparado ao benefício de ter uma empresa bem gerenciada, sabendo qual é o lucro da atividade, quanto tem
a receber dos clientes, o percentual de clientes que não honram os compromissos, total das vendas mês a mês, enfim, são vários os benefícios de possuir uma boa gestão empresarial. Benefícios estes que são plenamente possíveis de alcançar, tendo uma boa contabilidade aliado a um sistema de gestão financeira.

Isso sem falar nos problemas que serão evitados junto ao fisco, visto que a Receita Federal e a Receita dos Estados vêm efetuando investimentos consideráveis em tecnologia, cruzando dados
fornecidos pelos bancos e pelas administradoras de cartões de crédito com o intuito de reduzir a sonegação de impostos. O que geralmente ocorre é que parte dos empresários sonegam por um tempo considerável e quando é pego pela fiscalização não possuem o recurso, fruto da sonegação para devolver aos cofres públicos e nem investiram para o crescimento da empresa.

Deste modo, para que a empresa sobreviva e se desenvolva com o resultado de suas operações, faz-se necessário um bom planejamento financeiro, investimento em marketing, prospecção de clientes para que se consiga pagar o mínimo de impostos possível, mas que seja em virtude de um bom planejamento tributário, que se alcança com a ajuda de uma consultoria contábil eficiente.


MATIAS BARBOSA
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.