x

Empresarial

O papel do contador na crise !

Qual o papel do profissional contábil em meio a esta crise?

17/03/2016 08:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O papel do contador na crise !

O papel do contador na crise !
Há poucos dias encontrei-me com um amigo pessoal e colega de profissão, e começamos a trocar ideias a respeito de como anda a profissão contábil em meio a esta crise que se estabeleceu no nosso país. E a partir dali pude perceber o quanto estamos sendo pessimistas e não conseguimos enxergar as oportunidades que a crise está trazendo para a nossa profissão.
 
Em meio há tantas conversas o questionei a respeito de como ele está lidando com esta questão, e pude observar que a primeira coisa que ouvi foi : "temos que baixar os preços". Questionado do por quê desta atitude, percebi que para não perder o cliente simplesmente baixa-se o preço. O que teoricamente não concordo, pois é neste momento de extrema instabilidade do mercado, que entra nosso mindset empreendedor, mostrando ao cliente que nossos serviços são essenciais e que a cada instante estamos agregando valor àquela prestação de serviços.
 
Em artigo anterior falei que temos que parar de agirmos como guarda-livros e passarmos a agir como empreendedores, que em meio a esta crise também sofremos com os impactos que a crise desencadeou. 
 
É nesse momento que o empresariado mais precisa dos serviços profissionais de um Contador. Pois é através destes serviços que irão ajudar o empresariado a reduzir custos de maneira eficaz, sem prejudicar o seu negócio.
 
O profissional contábil que estiver antenado com as tendencias em que esta crise vem trazendo, saberá aproveitar essas oportunidades, demonstrando ao cliente que o serviço entregue não é apenas um balanço, um balancete, uma folha de pagamento ou uma simples guia de imposto a pagar, que dentro destes serviços estão agregados valores, informações preciosas para a tomada acertada de decisão.
 
O foco principal do profissional contábil nos dias atuais deve ser buscar sempre manter o seu cliente informado de tudo que vem ocorrendo nas áreas tributárias, trabalhistas e contábil, levando sempre seja através de boletins informativos, de jornais, de newsletter, a informação precisa para seu cliente, essa é apenas uma das coisas que o profissional contábil poderá fazer para manter o seu cliente.
 
A grande maioria das empresas contábeis, sejam elas pequenas, medias ou grandes, precisam melhorar a forma de como enxergam isto tudo. Devem parar de pensar em apenas entregar as obrigações contratada e passar a entregar informação, valor e conteúdo para seus clientes. Quando ouço que um colega teve que baixar o seu preço para manter ou conseguir o cliente, fico pensando o que será entregue por esse valor monetário cobrado?. Essa é a nossa oportunidade de valorização, pois quaisquer negocio, em qualquer fase está altamente dependente dos nossos serviços, seja na abertura de MEIs, seja na alteração de forma societária ou seja na extinção de empresas.

Pesquisas apontam o mercado contábil como um mercado que têm uma tendência ao crescimento a partir deste ano. Nós profissionais devemos fazer jus a esta informação, ai vem outra pergunta: Como vamos crescer se o as empresas estão fechando suas portas?. Se formos pensar nisto, não conseguiremos sequer um cliente. è diante destas dificuldades impostas, que devemos fazer uma reengenharia no nosso modelo de gestão da empresa contábil, e mudarmos nossa forma de trabalhar. Há um tempo atrás ouvir uma frase que nunca me saiu da cabeça, e olha que tem mais de 15 anos, a frase era a seguinte: " Um dia nós contadores seremos os profissionais mais bem pagos e requisitados no mundo". Aí está o resultado disso, pois atualmente somos os profissionais que não deixarão de atuar no mercado por conta de crise econômica, crise politica ou etc., sempre estaremos realizando nosso trabalho.

Chegou a nossa vez, a vez de mostrarmos que somos altamente competentes, capazes de realizar os trabalhos mais complexos que o sistema tributário nacional nos impõem, de mostrarmos que somos excelentes consultores e mentores para negócios, não devemos cruzar nossos braços e deixar a onda do pessimismo nos arrastar de maneira que nos destrua, temos quer ser sólidos que nem rocha, senão do que valeu os mais de quatro anos dentro de uma sala de aula aprendendo aquilo que hoje é nossa profissão e que devemos fazer com amor e dedicação?

www.humarsouza.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.