x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Economia

Aumento do empreendedorismo por necessidade e a contabilidade.

Durante a concepção e na realização ou implantação do projeto de empreendedorismo, a figura do contador se faz extremamente necessária. É na contabilidade que o empreendedor vai encontrar a maioria das respostas que procura.

22/03/2016 13:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aumento do empreendedorismo por necessidade e a contabilidade.

Nos últimos anos o crescimento de empreendimentos criados pela necessidade, vem aumentando em disparada. Com um cenário de crise, a abertura do próprio negócio está sendo vista como uma alternativa e não como uma oportunidade.

A dificuldade de reinserção no mercado de trabalho está forçando os brasileiros a, cada vez mais, buscar no empreendedorismo uma saída a crise e a falta de emprego.

Com aumento do desemprego no país, enquanto o percentual de empreendimentos abertos por oportunidade caiu de 71% para 56%, os negócios motivados pela necessidade subiu de 29% para 44%. Os dados, da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), consideram microempreendedores individuais que abriram o primeiro negócio.

De 2007 a 2014, quando o cenário econômico era mais favorável com juros menores e políticas de incentivo ao consumo, a fatia dos negócios abertos por oportunidade se manteve bem superior, na faixa dos 70%.

No Brasil, quatro a cada dez pessoas têm um negócio ou estão envolvidos na abertura de um, segundo levantamento do Sebrae. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), esse sonho é apontado por 34% da população e supera a vontade de ter um diploma de curso superior (29%) e de fazer carreira dentro de uma empresa (29%).

No entanto, com o atual cenário econômico, para que o empreendimento possa prosperar em dias de incertezas e dificuldades, é necessário um planejamento estratégico, tanto na concepção do projeto de empreendimento, quanto na realização desse projeto. Até mesmo depois de já implantado, o empreendedor deverá se manter sempre em atualização e em constante estudos dos números e resultados do seu empreendimento.

Nessa hora, durante a concepção e na realização ou implantação do projeto de empreendedorismo, a figura do contador se faz extremamente necessária. É na contabilidade que o empreendedor vai encontrar a maioria das respostas que procura para evidenciar fatores que são críticos ao seu projetos e, demandam de muitas análises até chegar a um resultado que, irá mostrar o possibilidade ou não da realização do projeto.

Além da concepção e implantação do projeto, o contabilidade estará presente, também, no dia a dia do empreendimento. Sendo assim, indispensável para manutenção e continuidade, dando ao empreendimento, através de dados, analises, resultados e tantos outros números que podem ser evidenciados, a sobre vida e o crescimento que se espera do projeto de empreendedorismo.

Renan Muciaccia Almeida

Contador e especialista tributário.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.