x

Tecnologia

A contabilidade frente ao avanço tecnológico

Os escritórios contábeis, para dar conta das novas obrigações que surgem a todo momento, precisam investir em infraestrutura e tecnologia, assim como na educação continuada dos seus profissionais, a fim de oferecerem serviços de melhor qualida

07/04/2016 08:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A contabilidade frente ao avanço tecnológico

Com o mundo cada vez mais globalizado as organizações passam constantemente por transformações que exigem delas uma corrida incansável na luta pela competitividade ou pela melhor maneira de geri-las.

Uma das que surgiram, e melhorou muito a vida das organizações, assim como dos seus profissionais, foi a informática juntamente com o avanço tecnológico. Esta mudança do mundo mais digital e conectado advém da própria necessidade do mercado em receber informações mais detalhadas, tempestivas e fidedignas que possam auxiliar os gestores numa tomada de decisão.

A informática e todo o aparelhamento tecnológico são de grande importância para todos os segmentos da sociedade, pois proporcionam aos seus usuários a realização dos serviços em menos tempo e de maneira segura.

No campo contábil não seria diferente.  A contabilidade, como qualquer outra ciência, lida diariamente com os impactos decorrentes da evolução histórica e, sobretudo, dos avanços tecnológicos e da era da informática.

Os escritórios contábeis, para dar conta das novas obrigações que surgem a todo momento, precisam investir em infraestrutura e tecnologia, assim como na educação continuada dos seus profissionais, a fim de oferecerem serviços de melhor qualidade, principalmente por conta do volume de dados que chegam ao escritório e que necessitam de uma preocupação quanto ao seu tratamento.

Hoje, o profissional contábil faz uso dos mais variados meios tecnológicos para o desempenho de sua atividade, passando a ganhar tempo na elaboração dos serviços contábeis, abrindo espaço para uma melhor análise dos trabalhos feitos.

estes instrumentos tecnológicos vieram para contribuir e apoiar o profissional contábil. Temos, por exemplo, o uso de computadores, que vieram para dar mais agilidade aos serviços contábeis; a internet, que proporcionou o envio de material de forma eletrônica, bem como, uma grande fonte de pesquisa; os sistemas e softwares contábeis, que deixaram os serviços contábeis, em toda sua esfera, mais práticos e acessíveis, e uso de smartphones, tablets, entre outros.

As disponibilidades tecnológicas, que auxiliam muito o trabalho do profissional contábil, por si só não garantem um bom trabalho. É preciso que o profissional contábil esteja ciente das novas tecnologias e a forma de utilização delas, incorporando-as em suas atividades diárias, buscando estar atualizado acerca das diversas áreas que influenciam a contabilidade e que possibilite ao profissional melhoria no seu serviço.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.