x

Contábil

Auditoria e a sua classificação.

A Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, no artigo detalhamos um pouco sobre o tema.

04/05/2016 15:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auditoria e a sua classificação.

A Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e não adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos. A mesma também se classifica de diversas formas, conforme veremos abaixo.

De forma geral, a classificação da auditoria depende da finalidade a que a mesma se destina. Segundo Sá a “classificação varia de acordo com o tratamento que se dá ao objeto de auditoria.” Essa variação decorre das diferentes necessidades, podendo mudar de processos que não se deve admitir como autonomia, mas sim, como derivação de um mesmo método. Dessa forma, o auditor pode agir de diversas maneiras visando atingir o seu objetivo tento pleno controle e o conhecimento de todas as situações da empresa.

A auditoria também pode ser disposta em diversos tipos de classes, por variar segundo o objeto que pretende atender. No entanto, há duas classes fundamentais de Auditoria, quanto ao processo indagativo: - Auditoria geral, sintética ou de balanço; - Auditoria detalhada ou analítica. A Auditoria geral também conhecida como Auditoria sintética ou Auditoria de balanço, pois se situa na análise das peças dos balanços e de suas conexões. A Auditoria de balanços ou sintética é a que mais encontramos na prática, todavia, o auditor deve deixar bem claro a seu cliente nos contatos iniciais a classe de serviço que irá executar, a fim de evitar discrepâncias na limitação das responsabilidades. Já a Auditoria detalhada ou analítica não tem limitação quanto à sua ação.

Podemos conceituá-la como aquela que incorpora um exame de todas as transações, atendo-se a todos os documentos, a todas as contas e a todos os valores fisicamente verificáveis. Para que possa cumprir a finalidade a que se propõe, utiliza elementos disponibilizados pela empresa e também outros adquiridos fora dela, executando investigações em outras empresas que se relacionam com a empresa auditada, principalmente suas filiais ou empresas classificadas como controladas. A Auditoria analítica é menos usual em função de seu custo, uma vez que, na maioria dos casos, os resultados conseguidos não compensariam a tarefa.

A Auditoria também se subdivide quanto à forma de intervenção, podendo ser Auditoria Interna e Auditoria Externa ou Independente. A auditoria interna é realizada por funcionários da própria organização ou terceirizada. É primordial que o auditor interno seja subordinado a mais alta autoridade administrativa, de modo a permitir ampla liberdade de ação e máxima independência de julgamento. O auditor interno cumpre importante papel, seja em empresas privadas, seja em entidades governamentais.

Ao examinar o sistema de controles internos, sugere medidas que possam contribuir para o seu aperfeiçoamento, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência operacional. Quanto a Auditoria externa ou independente, é exercida por um auditor externo ou independente. Não sendo empregado da organização cujas demonstrações contábeis estão sendo examinadas, o auditor independente atua como um profissional liberal. Os auditores independentes, como profissionais liberais atuando isoladamente ou reunidos em firmas de auditoria, executam a denominada auditoria independente com total imparcialidade, constituindo-se em uma poderosa garantia para aqueles usuários interessados nas demonstrações contábeis.

O auditor independente também aceita e aproveita grande parte das tarefas conduzidas pelo auditor interno. Os procedimentos técnicos são semelhantes tanto para a auditoria interna quanto para a auditoria independente. A diferença básica situa-se, quase que exclusivamente, na independência com que os trabalhos são conduzidos.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.