Contábeis o portal da profissão contábil

23
Nov 2017
22:11
você está em:

Conteúdo » Artigos

Cuidado com a integridade das informações que está transmitindo para o Fisco

Como sabemos o Sped vem cada vez mais forte com o intuito de combater a sonegação fiscal, sendo assim a arrecadação de impostos vem crescendo de forma absurda e os empresários deverão ficar sintonizados com as exigências da atualidade.

postado 24/05/2016 08:09:14 - 3.356 acessos

Como sabemos o Sped vem cada vez mais forte com o intuito de combater a sonegação fiscal, sendo assim a arrecadação de impostos vem crescendo de forma absurda e os empresários deverão ficar sintonizados com as exigências da atualidade. A Receita Federal a cada dia vem utilizando alta tecnologia, gerando no contribuinte uma certa preocupação em relação a veracidade das informações que estão sendo enviadas na escrituração, em resumo todos os dados enviados no arquivo são cruzados de forma que é rápido a identificação de uma fraude.

Hoje em dia o contribuinte basicamente vive em uma especie reality show, sendo observado constantemente sem poder fazer nenhuma manobra fiscal a qual era fácil efetuar na época do processo manual. No mundo automatizado o empresário ganhou um grande aliado o Sistema de Gestão Empresarial o principal responsável pela geração do arquivo de SPED, abaixo vou falar o papel de cada profissional envolvido na operação (Empresário, Analista de Sistema "Representante da empresa de Software" e Contador):

Empresário: 

É a responsável pela entrega do SPED e, caso algo saia errado, será a única prejudicada com multas e sanções fiscais. É conveniente que estabeleça os contatos entre a software house e o contador e acompanhe os resultados, intermediando o processo para evitar desgastes entre as equipes.

Analista (Representante do Software):

Geralmente é quem controla as operações de compra, venda, estoque e financeiro da empresa, por isso é detentora de inúmeros dados necessários ao SPED. É conveniente que exporte essas informações para o sistema fiscal da contabilidade e, atualmente, o caminho mais conveniente é fazer isso através do próprio leiaute do SPED.

Contador: 

De forma geral, é o responsável pela validação e apuração dos impostos através dos recursos de seu sistema fiscal.

A partir da explicação acima entendemos as obrigações do contador e empresário  e que é importante um bom software para controlar a sua empresa e gerar os arquivos de escriturações de forma correta segura.

Escrevi a públicação no blog Mr. Sped: http://mrsped.blogspot.com.br

CAIO PORTUGAL COPYRIGHT© 2016 a o contribuinte basicamente vive em uma especie reality show, sendo observado constantemente sem poder fazer nenhuma manobra fiscal a qual era fácil efetuar na época do processo manual. No mundo automatizado o empresário ganhou um grande aliado o Sistema de Gestão Empresarial o principal responsável pela geração do arquivo de SPED, abaixo vou falar o papel de cada profissional envolvido na operação (Empresário, Analista de Sistema "Representante da empresa de Software" e Contador):



Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César