x

Empresarial

Honorários Contábeis, Mudar para Crescer

Muito se fala do aviltamento na cobrança dos honorários contábeis por parte de alguns profissionais. No presente artigo, sugiro que o profissional contábil pondere em mudar sua conduta e ofereça serviço diferenciado, um nicho ainda pouco explorado.

08/09/2016 08:23:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Honorários Contábeis, Mudar para Crescer

Muito têm se falado do aviltamento na cobrança dos honorários contábeis por parte de alguns profissionais contábeis e de fato nota-se que a situação é recorrente Brasil afora, maculando a imagem de um segmento que é (ou deveria ser) de grande representatividade no cenário nacional.

Posso citar pelo menos duas causas: as faculdades formam um sem número de profissionais, onde o recém formado normalmente quer construir sua carteira de clientes sem se importar muito com valores dos serviços a serem cobrados. Como segunda causa, diria que boa parte dos contribuintes acha que o profissional contábil é colaborador secundário, pouco se utilizando das informações por ele geradas; não raro, demonstra estar pouco preocupado com a qualidade dos serviços prestados.

Em contrapartida, os custos fixos de um escritório de contabilidade se mantêm em patamares crescentes (investimentos com colaboradores, sistemas, revistas, site, cursos, além de despesas com eventuais multas assumidas de clientes por erros e omissões), fazendo com que muitas vezes as contas não fechem no final do mês, notadamente nessa época de turbulência econômica no Brasil

Talvez seja a hora de repensarmos nosso papel como profissional contábil, já que se faz mais do mesmo.

MUDAR PARA CRESCER

Penso que falta um diferencial: assessoria contábil propriamente dita. com planejamento tributário e tudo mais. O contribuinte continuaria com seu próprio contador(a), já que o objetivo passaria a ser realizar trabalho de assessoria onde sabemos que poucos profissionais se alertaram para essa oportunidade.

Aquele(a) profissional que conta com mais experiência, pode oferecer esse serviço complementar sem ter que ser necessariamente operário da contabilidade, situação que normalmente trabalha-se mais para prestar informações ao governo e menos ao cliente. Não por sua culpa, mas questão de tempo.

Cientes devemos estar de que o caminho para essa transformação de vidraça em estilingue é longo e tortuoso, onde ao deixarmos um pouco nossa zona de conforto, seremos diferencial no mercado, contribuindo para que tantas empresas não fechem as portas em tão curto espaço de tempo por falta de planejamento e estratégia.

Se o primeiro trabalho for bem feito e entendido pelo empresário, seguramente surgirão propostas subsequentes.

Finalizando, diante da resiliência que devemos ter frente à realidade atual, é chegado o momento de plantar as primeiras sementes desse projeto... e batalhar para que a médio prazo surjam os primeiros frutos.

MUDAR para CRESCER. E permanecer no mercado.

 


 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.