PARTICIPE

O Maior Evento Online Contábil do País - Inscrições gratuitas

19 a 23 de junho de 2017

www.conbcon.com.br
x

Contábeis o portal da profissão contábil

26
Apr 2017
16:33
você está em:

Conteúdo » Artigos

Cruzamento de Dados: SPED X DCTF; DCTF X e-CAC.

Importância de cruzamento de dados antes do envio à Receita Federal.

postado 30/09/2016 15:43:45 - 2.000 acessos

Você contador(a) faz as devidas análises das declarações antes do envio à Receita Federal?

Você cruza dados entre as declarações?

Você se preocupa com as informações enviadas à Receita Federal?

Se a resposta para algumas das perguntas acima é NÃO, então você precisa concluir a leitura desse breve artigo. 

É sabido pela a maioria da classe contábil que o aparelhamento da Receita Federal é um dos melhores do MUNDO, sem falar no nome do Hardware e Software que referencia grandes predadores da natureza atual e antiga. Pensado nisso, com o intuito de ajudar a nossa classe contábil, escrevi esse breve artigo para pensarmos juntos!

Eu, em meu escritório, faço diversas análises antes de enviar por exemplo uma DCTF. O Sped Contribuições faço diversas análises também. Atualmente até desenvolvi um serviço de auditoria em arquivos digitais, gratuito, e forneço para alguns amigos contadores.

Você sabia que existe penalidade prevista para o envio de informação errônea ou omissa? Algo bem simples, você faz a DCTF e esquece de colocar todos os débitos, todos os pagamentos, é muito comun esquecer de informar os tributos retidos, tais como: Cod. 5952, 1708, 0561 entre outros.

Alguns erros podem levar seu cliente a beira da falência. Imagine que tenha um cliente que depende de recebimentos vinculado a documentos regulares perante aos órgãos, por exemplo: Certidão da Receita Federal. Um simples erro de DATA de VENCIMENTO do DARF pode positivar a certidão. Sem falar em erros ao ser elaborada uma Per/Dcomp.

É aconselhável antes do envio das declarações analisar por exemplo: Será que todos débitos declarados na contabilidade, que depois serão vinculados ao plano de contas referencial, foram declarados em DCTF? Será que toda a receita declarada na contabilidade é a mesma base de cálculo que consta no Sped Contribuições? 


Acontece muito no Sped Contribuições dos valores retidos declarado no registro F600 está diferente dos valores declarados no bloco 1. 


Vamos cuidar de nossos clientes, treine uma pessoa para realizar as devidas análises antes de enviar qualquer informação à Receita Federal, com isso você deixará seus serviços mais confiáveis, poderá dormuir tranquilo e desfrutar da família e amigos.


Um grande abraço a todos!

Att.

Eder Gomes


 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César