x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Tecnologia

Como sua empresa deve fazer para ser encontrada pelo público alvo

Para as empresas que desejam ser encontradas pelo público alvo o marketing digital é a solução que mostra o maior número de recursos para alcançar este objetivo e também apresenta os melhores argumentos, todos comprovados aliás.

13/10/2016 11:44

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como sua empresa deve fazer para ser encontrada pelo público alvo

Para as empresas que desejam ser encontradas pelo público alvo o marketing digital é a solução que mostra o maior número de recursos para alcançar este objetivo e também apresenta os melhores argumentos, todos comprovados aliás.

É difícil mensurar exatamente quantas pessoas – com real interesse no seu negócio – foram atingidas por um anúncio veiculado no rádio ou na televisão. Existe o perfil traçado de acordo com a programação exibida, etc. Mas este público que recebe um anúncio intrusivo durante a exibição do seu programa favorito de rádio ou televisão é exatamente o público que a sua empresa deseja? Se positivo, como estabelecer contato efetivo com ele?

O leque de perguntas é bem maior do  que estas duas, mas demonstra a dificuldade que as mídias tradicionais tem em levar números precisos e medir o retorno sobre o investimento realizado pelo anunciante.

Temos a plena certeza que as mídias tradicionais não devem ser desprezadas, mas precisam ser readequadas para conduzir o público alvo para o site, para as mídias sociais e para as páginas de captura e de venda. E nestes locais iniciar sua jornada de compra.

Ao mesmo tempo que a pessoa inicia sua jornada de compra a sua empresa inicia sua jornada de venda! E se elas não se cruzarem em algum ponto com certeza sua empresa está abrindo espaço para um produto, serviço ou oferta da concorrência.

Mas como fazer este cruzamento? De forma básica, sua empresa deve entender o processo de compra e o comportamento do consumidor. Hoje ele assisti televisão ou lê jornal e pesquisa na internet ao mesmo tempo, faz comparações e muitas vezes acaba encontrando outras soluções que lhe são mais convenientes do que as oferecidas.

Pesquisar no Google é básico para o consumidor, visitar o site ReclameAqui também virou rotina. Imagine a empresa não estar no Google para ser encontrada mas estar presente no ReclameAqui, isto é péssimo para a reputação.

Mídias Sociais é outro fator relevante, mas curtidas dizem muito pouco, o importante é gerar contato qualificado e com poder de interesse nos produtos e serviços da empresa.

O público quer informação, conteúdo, promoções, lançamentos, etc. Mas será pela facilidade de encontrar sua empresa, pelas informações de como seu produto será relevante para ele, pela sua reputação e pelo seu atendimento que ele irá fazer negócios com a sua empresa.

Então não basta ser encontrado, é preciso criar uma relação entre o público alvo e sua empresa! É preciso conectar a Jornada de Compra dele com a Jornada de Venda da sua empresa.

Para concluir apresentamos três dicas para empresas e profissionais que desejam não apenas ser em encontradas mas realizar vendas de sucesso através do marketing digital, ambas são relevantes para implantar um Sistema de Vendas para Atrair Público e Vender, vamos lá:

1) Site Novo + Campanhas de Divulgação

A combinação  “Site Novo + Campanhas de Divulgação” é perfeita para empresas e profissionais liberais que não tem presença na internet e desejam lançar sua marca, produtos e serviços.

Considero que empresas que não possuem site ou possuem mas a presença digital é pouco relevante possam começar com esta combinação. Empresas com sites estáticos e sem atualização também se encaixam neste perfil.

Empresas que estão entrando no mercado e precisam lançar marca, produtos e serviços também podem se beneficiar desta estratégia.

2) Página de Vendas + Campanha de Vendas

A combinação “Página de Vendas + Campanha de Vendas” é ideal para empresas e profissionais que tem presença na internet e desejam promover um produto ou serviço. Um exemplo é o caso de uma clínica de fisioterapia que precisa divulgar um tratamento especial e deseja alcançar um número relevante de pessoas ou reativar antigos clientes. Outro exemplo são escolas (técnicas, profissionalizantes e faculdades) que desejam criar campanhas de matrícula, lançar novos cursos, etc.

3) Jornada de Vendas/Sistema de Vendas Online

Este é o o processo completo de vendas que toda empresa deveria investir, podemos dividir aJornada de Vendas em várias etapas, cada etapa com um objetivo dentro um Processo de Vendas:

  1. Jornada de Atração para atrair o público alvo, gerar tráfego no site, cadastros, orçamentos;
  2. Jornada de Conversão é complementar e posterior a Jornada de Atração e é relevante para converter o público alvo em cliente;
  3. Jornada de Vendas é a soma das duas Jornadas a de Atração e a de Conversão, e tem como objetivo gerar público constante e vendas constantes e recorrentes;
  4. Performance em Vendas no meu entendimento deve fazer parte desta organização atendendo as necessidades de cada uma das etapas e também ajudar a desenvolver produtos/serviços, melhorar processos, aprimorar pessoas, definir pré venda e pós venda, estratégias e planejamentos, pesquisas de mercado e de satisfação e toda a gestão de marketing e vendas.

Se você chegou ao fim deste artigo  deve ter ficado claro que tudo depende e necessita de planejamento, organização e objetivos claros. Entender o momento da empresa, as circunstâncias do mercado e agir.

Aplicando estas dicas com certeza sua empresa entrará em um processo de vendas virtuoso, organizado, recorrente e com resultados que podem ser analisado e medidos.

Um grande abraço e sucesso!

Alexandre Ferrão – CEO da Web + Inteligente

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.