x

Tecnologia

Empresário - Visão Global Digital

No mundo globalizado capitalista, você deve se preocupar com as finanças, resultados, e organização da sua empresa. Você se preocupa com as informações enviadas à Receita Federal?

20/10/2016 09:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empresário - Visão Global Digital

Se sim, o que você está fazendo? Já acompanhou sua equipe contábil?

É fato que as grandes mudanças realizadas pelo fisco trouxe a classe empresarial grandes transtornos à sua adaptação.  Após as adaptações é necessário um acompanhamento ferrenho no dia-a-dia para evitar possíveis transtornos financeiros, que em alguns casos pode chegar na casa de milhões.

A Receita Federal, juntamente com demais órgãos, criou diversas obrigação que as empresas devem cumprir em determinado prazo, na falta exige pagamentos de multas.

Hoje quando uma pessoa física movimenta R$ 2.000,00 mês em sua conta bancária, o banco envia à Receita Federal informações sobre tais operações, da mesma forma nas movimentações feitas por pessoas jurídicas, claro com um valor pouco maior.

Além das movimentações bancárias existem séries de informações que a Receita Federal recebe e compartilha com os demais órgãos, veja algumas:

- Banco envia dados de movimentações financeiras;

- Cartórios envia dados de compra e venda;

- Cartórios envia dados de procurações;

- As empresas envia nota fiscal eletrônica;

- As transportadoras dizem que entregou as mercadorias;

- As empresas dizem o que recebeu;

- As empresas dizem que pagou;

- As empresas declara sua base de cálculo para tributos;

Acima não está descrito nem 10% das informações que a Receita Federal recebe. Imagina de posse de tantas informações, o que o fisco pode fazer? No mínimo ele sabe de boa parte de suas operações. 

Com tantas informações que o fisco exige, é de suma importância a preocupação de cada empresário em dar total suporte as pessoas que geram essas informações, seja contador, administrador ou outro profissional.

Existe poucas empresas, inclusive nós, que faz serviço de análise das obrigações acessórias antes do envio. Isso é um segundo olho e até mesmo um seguro para sua empresa. Pense nisso!

Votos de sucesso a todos.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.