x

Carreira

Tutorial para inovadores

Sabe quando você tem uma ideia, mas logo você começa a pensar em como convencer a todos que é uma boa ideia. Então, você só precisa de um pouco de coragem.

24/10/2016 09:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Tutorial para inovadores

Thomas Edison...te peguei! Jurava que iria ler aquela lição de moral sobre tentar não sei quantas mil vezes, né?

Dessa vez não, para esse “tutorial” eu me inspirei no nosso compatriota Thiago Braz da Silva, o cara do salto com vara.

Sabe quando você tem uma ideia, mas logo você começa a pensar em como convencer a todos que é uma boa ideia. Então você pensa “Cara! isso é alto demais”.

Vamos lá! Você acredita na sua ideia e sabe como aplicar? Se sim, você já tem 50% de sucesso.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..” Sun Tzu – Sim, eu gosto desses livrinhos! -

Todo processo de mudança sofre uma enorme rejeição e ninguém quer que você mexa no queijo deles. – Eu disse que gostava, rsrsrs.-

Lembra-se do dementador? 

Meu amigo, chegou à hora de livrar-se dele, pois os outros 50% estão no seu poder de convencimento.

 Você vai até o mercado e na prateleira tem aquele produto da marca que você sempre compra. Imagine que hoje tem o mesmo produto pela metade do preço, só que de uma nova marca. Você compraria? Se for barato, vamos dizer que vale a pena arriscar. Se for muito caro, convenhamos, não da para arriscar.

Para comprar produto novo com metade do preço, você irá pesquisar, analisar outras opiniões e, muito provavelmente, esperar o Tony dizer “Pode confiar!”. Afinal, quando a esmola é demais, o santo desconfia.

Mas como mudar? Reparou que tanto para o que é caro como para o que é barato, utilizamos o verbo “arriscar”. Pois é, aqui estão os seus 50% restantes. Você terá quearriscar, ou em outras palavras, fazer mais do que você está fazendo agora. 

Esse "arriscar" pode ser de muitas formas, seja um investimento, um esforço a mais no trabalho, um curso, etc... E claro, você só irá fazer isso- pelo menos eu acho- caso já tenha planejado muito bem e domine plenamente assunto. Essa etapa irá minimizar as possibilidades de insucesso.

Para o Tony dizer “Pode confiar!”, alguém teve que convencê-lo da procedência do produto, alguém se arriscou. Então quando ele disse, todo mundo correu para comprar. Como não confiar no cara que fez Opash, Totó, Zé Maria, entre outros.

Lógico que quem correu para comprar, não recebeu nem 1% de “beneficio” que o Tony recebeu. Claro, porque ele arriscou o nome dele.

É isso que quem transforma ideias em regras espera de você. Quando você surge com uma alguma ideia que quebra paradigmas, em 99% dos casos, você terá que provar que isso dá resultado e muitas vezes fará isso sozinho.

Então você tenta, consegue, a galera que torceu contra fica com aquela cara de 7x1 e quem não te conhecia, acaba ficando curioso.

No entanto, vida não é só um mar de rosas, pode ser que você esteja errado e a sua ideia realmente não seja tão boa assim. - quiça o Rei do Gado e seu Boi Gordo-.

Mas isso você só vai descobrir se estiver disposto a arriscar.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.