x

Tecnologia a serviço da Produtividade dos Escritórios Contábeis - Contalibidade Online?

O escritório contábil do futuro vai deixar de ser um "despachante" de documentos e atuar como consultor, que agrega valor aos seus clientes e é reconhecido por isto. Sem tecnologia, isto será impossível.

26/11/2016 16:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Tecnologia a serviço da Produtividade dos Escritórios Contábeis - Contalibidade Online?

Um assunto chamado "Contabilidade Online" vem sendo discutido em alguns escritórios contábeis já antenados com o futuro. Sabem que alguns processos manuais como "digitação" dos movimentos de seus clientes será algo como um cáncer, que impedirá o escritório contábil do futuro adquirir novos clientes (que não está dispostos a bancar este custo) para não dizer manter sua carteira.

Neste sentido a sonhada "Contabilidade Online" prevê que todos os dados serão integrados em tempo real, ou seja, seu cliente faz um pagamento, emite uma nota fiscal ou recebe alguma cobrança e este dado já deve processar no ERP da contabilidade, permitindo gerar as guias também de forma automatizada.

Entre o futuro e a realidade atual, temos um processo de mudança de comportamento e mentalidade que é largar o "velho", o que sempre fizemos ou o que deu certo até agora.

A planilha de cálculo dos honorários quando se conquista ou prospecta um novo cliente vai mudar, pois se cliente emite 100 ou 1000 notas fiscais no mês não pode ter impacto profundo no custo da contabilidade.

Se um cliente dobra de tamanho e passa a faturar mais e gerar mais documentação em um período inferior a um ano, dificilmente o escritório contábil conseguirá repassar este custo de digitação e processamneto dos documentos para seu cliente, ficando com o ônus e a certeza que sua margem será diminuída.

Os escritórios contábeis que desejam ter sucesso e margem de lucro daqui 5 ou 10 anos devem começar a aumentar a produtividade de sua equipe agora, utilizando-se do que a tecnologia nos permite.

A ordem é eliminar ao máximo qualquer processo de digitação, permitindo que não seja dolorido conquistar mais 10, 20, 30 clientes. Imaginar e agir para a conquista de mais clientes sem precisar contratar mais equipe/estrutura e sem perder a qualidade da entrega.

As contabilidades que não começarem esta mudança de cultura agora podem não ter tempo para se adaptar a Contabilidade Online, pois a mudança de tecnologia será rápida, mas apenas para quem estiver preparado.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.