x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Carreira

Uma teoria sobre o que é o trabalho na vida de todos e a sua invasão no nosso dia

Vida consumida, é vida não vivida. Por isso temos que tomar cuidado e estar atentos ao fato. Paralelamente, como trabalhar também é viver, temos que dosar a quantidade de horas trabalhadas no tocante às horas de um dia.

07/02/2017 17:27

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Uma teoria sobre o que é o trabalho na vida de todos e a sua invasão no nosso dia

Contadores trabalham muito. Em quase todas as empresas e escritórios em que trabalhei, salvo raras excessões, trabalhei aos sábados, em carnavais, em horário noturno, em feriados comuns. Sr. Ângelo, Sr. Antonio, Sr. Tadeu, Sr. Perrone, Sr. Pedro, Sr. Marcos, Sr. Valter, Dona Rose, Sr. Danilo, Sr. Thiago, Sr. José, todos chefes de setor ou propriamente Contadores responsáveis pelo escritório ou pelo departamento, me acompanhavam, ou até, haviam me convidado. Isto já fazia parte do que posso chamar de "horários invasores" de outros horários que seriam para descanso, para a família, para o lazer, para a recomposição da pessoa.

Podemos dividir nosso dia em 03 partes: o dia (=) a manhã (+) o entardecer, e a noite. E podemos concomitantemente dividi-lo em horas: uma manhã de 8 horas, uma tarde de 8 horas, e uma noite de 8 horas. Mas, podemos fazer um ajuste aqui: a tarde só é tarde a partir das 12:01 horas. A noite se inicia às 18:01 horas. Logo, a tarde, só conta com 6 horas, e por conseguinte a noite ganha mais 02 (duas) ficando com 10 (dez). Se considerarmos, porém, que a noite termina às 24.00 horas, e a manhã se inicia às 24:01 horas,__ igual a ZERO horas e um minuto__, a noite voltou a ficar com 8 horas. Assim, perdeu as 02 (duas) que ganhou da tarde, e as conccedeu para o dia que ficou com 10 horas. Então: 6 hs. para a tarde (+) 8 hs. para a noite (+) 10 hs. para a manhã (=) 24 horas. Na minha teoria, fechei uma conta.

Acho que a culpada é a madrugada por este tênue desencaixe, afinal, é sempre ela, a grande culpada. Conforme o dicionário UOL que uso a pelo menos 20 anos, madrugada é: 1. período entre zero hora e o amanhecer - 2. Alvorecer, alvorada, aurora. Desta forma, o período ao qual atribuí o início da manhã às 24:01 horas, leva outro nome, mas para mim faz parte da noite, que teria 12 horas considerando que se inicia as 18:01 horas e vai até às 06.00 horas de um período de doze. Para mim, aquilo que é escuro, é noite, e o que está sob a luz do sol, é dia, __nascer e pôr do sol. Por isso de 6:01 horas às 18:00 horas do entardecer, __ aquilo que se vê claro__, é dia, e concluindo, uma noite tem 12 horas, e um dia tem 12 horas também, __ Post Meridian / After Meridian__: como se conhece, PM e AM. O restante, são nomes que se dão ao tempo.

De tudo isto, está previsto por legislação que trabalhamos, em média, 8 horas de um dia. Está previsto por diversas fontes da Medicina que o mais salutar, é dormirmos em média, 8 horas por noite. Restam, portanto, 8 horas, teoricamente falando. Nelas almoçamos e jantamos, estudamos, cuidamos de crianças, arrumamos nossa casa, estamos parados no trânsito, estamos numa clínica em consulta médica, num dentista em tratamento dentário, num supermercado fazendo compras, na lotérica pagando contas, em outras palavras, quase sempre correndo. Em provavelmente mais de mil coisas, as oito horas finais de uma jornada humana têm que ser aproveitadas, vividas, usadas. Quem é o grande campeão dos nossos horários de um dia solar, aquele que vai de um meo-dia de um dia, a outro? Sem dúvida o trabalho, porque embora tenhamos 8 horas para dormir, em tese, não dormimos as oito horas, mas com certeza trabalhamos as mesmas oito.

O trabalho é fundamental para a vida humana; é uma forma de se realizar perante nossa existência. A atividade humana é aquilo que nos move, e portanto, ele é o ápice do nosso movimento em direção à realização pessoal e profissional, sendo o primeiro de nossa atividade móvel, seja ela o que, e o quanto for. Dentro desta ideia, e sendo ele o "Senhor" do nosso dia, rouba tempo das oito horas-reserva que temos para nós mesmos. Diz-se, e é verdade, que devemos gostar do que fazemos, a fim de que a felicidade seja possível, pois tantas horas consumidas para um item da vida, tem que proporcionar o seu retorno, a sua reciprocidade e bem-estar ao ser. Sob este prisma teórico, exatamente 1/3 (um terço), equivalente a 33,3% (por cento) do nosso dia, é dedicado ao trabalho. Sendo assim, o trabalho é uma das coisas mais importantes de nossas vidas: dele precisamos cuidar, nele precisamos nos realizar, mas com respeito aos seus tentáculos, precisamos nos defender. Pense nisso!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.