x

Empresarial

Vale tudo nos negócios ?

Em tempos de bravatas justiceiras, pergunto-me qual o real espirito que tem regido os negócios...

21/02/2017 09:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vale tudo nos negócios ?

Há o ditado que diz que a ocasião faz o ladrão, mas penso que retidão de caráter não é algo fruto da circunstancia. Em uma época com tanta segregação política, nervos aflorados e militância contra a corrupção, surge um espirito justiceiro em todos nós. Mas afinal de contas, se a vida deve ser regida por princípios e não por sufocamentos legislatórios, questiono-me se a luta é mesmo por justiça e dias melhores, ou se estamos vendo apenas frustrações sendo expressadas em forma de uma visionaria guerra do bem contra o mal.

Já ouvi por ai, que o certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo, e se temos batalhado por um futuro digno, e uma limpeza ética no atual sistema politico brasileiro, precisamos fazer o dever de casa, caso contrário somos de uma patifaria criminosa. Já adianto o discurso pronto de alguns, que afirmam que roubar a nação é muito diferente de jogar o lixo no chão ou comprar utensílios no Paraguai, ou ainda vender sem nota. Quem rouba de ladrão tem mil anos de perdão ? Só se for no mundo imaginário das pessoas que acreditam nisso, para justificar os próprios erros.

Temos acompanhado uma grande crise política e econômica no Brasil nos últimos meses, e uma noticia que ganhou destaque foi a greve da policia militar no estado do Espirito Santo. Não obstante, testemunhamos inúmeras pessoas com condições dignas de vida, saqueando o comercio e trazendo caos nas cidades capixabas. Neste cenário, ferve o sentimento de indignação – justificável obviamente – em relação ao egoísmo transgressor da população.

Pegando este contexto, aplico-o ao meu dia a dia e percebo a incoerência existencial que paira no Brasil. Sim digo, no brasil, pois Capixabas somos nós! É eu e você, quando praticamos a ilicitude como um estilo de vida impune, e criminalizamos aquele que não nos atinge. Vale tudo nos negócios ? Creio que não, ou pelo menos não deveria valer. Mas muitos tem se utilizado de bravatas ética, quando no dia a dia trapaceia nas relações pessoais e profissionais, seja uma traição a um amigo ou cônjuge, seja enganando um cliente com um produto ruim, ou com um serviço mal feito.

Redundo em justificar-me em que isso não avaliza nenhum ato de grande porte, mas faço um apelo para que a prática ética seja adotado em todas esferas. A muito tempo somos testemunhas oculares de que não adianta ser eloquente no discurso e ausente na atitude. Talvez soe como um clichê sendo mais um textão falando que você deveria levar uma vida correta em todas as áreas da vida, mas ainda sim vale a tentativa de cativar um movimento silencioso de mudança de habito e postura de vida. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.