Contábeis o portal da profissão contábil

17
Oct 2017
20:23
você está em:

Conteúdo » Artigos

A Contabilidade Online Econômica e o Mercado

O artigo mostra de forma prática uma visão realista dos serviços de contabilidade online econômica

postado 31/03/2017 10:00:46 - 3.123 acessos

Os pequenos empreendedores conheceram nos últimos anos uma nova forma de contratarem os serviços de contabilidade que ficou mais conhecido como contabilidade online econômica.

O termo “online” é derivado dos avanços da tecnologia que permite o atendimento 100% virtual, sem o contato físico e presencial, e o termo “econômica” porque permite contratar um serviço por valores iniciais de cerca de 50 reais.

Na prática, a lógica é que com o uso da tecnologia é possível reduzir drasticamente o preço dos serviços contábeis, repassando assim a economia aos empreendedores que buscam menor preço pelos serviços.

Parece perfeito, não parece?

Mas, por trás de tantos benefícios existem fatores amplamente desconhecidos pelo mercado que vou apresentar nesse artigo.

Como é possível cobrar tão pouco pelo serviço de contabilidade online?

Essa importante pergunta é feita por duas diferentes classes envolvidas diretamente pela oferta massificada dessa modalidade de serviços de contabilidade.

De um lado, temos empresários contábeis que se sentem ameaçados pela competitividade de preços. Do outro lado, temos empreendedores que são atraídos pela oferta de preços de uma contabilidade prática que atende as necessidades de regularidade do negócio.

No primeiro grupo, existe a sensação de que não é entregue ao mercado a contabilidade tal qual deveria ser. Do lado empresarial existe a sensação de que até o momento se pagou muito caro pela contabilidade tradicional.

Mas, enfim como isso é possível cobrar tão pouco?

É possível pela combinação de vários fatores:

Tecnologia

Com o uso de sistemas 100% cloud computing todas as informações necessárias para atendimento ao fisco (obrigações acessórias) e ao cliente (impostos e contabilização) são produzidas a distância e estão automaticamente prontas após o input de dados.

Na prática o usuário, nesse caso o cliente, insere as informações e elas são processadas em tempo real, de forma rápida e prática.

Apesar do preponderante uso da tecnologia, por si só ela não é suficiente para permitir tamanha redução de custos no preço final, por esse motivo os fatores complementares são fundamentais.

Transferência de Responsabilidade

Nesse quesito temos algo que é suprimido nas propagandas realizadas ao mercado: a responsabilidade pelo serviço a ser executado recai diretamente sobre o usuário.

Pera aí, como isso funciona?

Vamos lá. Quando uma empresa contrata esse serviço ela, na verdade, não contrata um serviço essencialmente contábil, mas um serviço de plataforma digital com uma parcela menor que 1/10 de contabilidade.

Na prática ela contrata uma plataforma em que a própria pessoa será responsável pelo serviço contábil.

Para quem não é profissional contábil, os efeitos práticos disso possivelmente não fiquem claros aqui, mas eu vou tratar disso com maiores detalhes adiante.

Nesse caso, existe a transferência da execução dos serviços que obrigatoriamente seriam da empresa contábil para a empresa cliente contratante, ou seja, há uma inversão de executores.

Assim fica fácil cobrar pouco. Mas temos mais motivos.

Aporte de Capital

Startups são criadas com objetivo futuro, o que pode significar operar anos e anos sem lucro. A sustentabilidade da operação e investimentos na inovação tecnológica são feitos com aportes de capital, que nesse caso são altos para os padrões do mercado de contabilidade.

Os resultados das startups são medidos, dentre outros aspectos, pela entrada e retenção de clientes e crescimento constante para que no futuro a Startup possa gerar retorno aos investidores.

Em resumo, o negócio é escalar clientes em alta velocidade e para isso é necessário além de preço, ter muito investimento em propaganda.

É importante dizer que não existe nada de errado nas Startups, mas que neste contexto justifica, em parte, o preço baixo praticado.

Com essa visão mais ampliada, estando em um negócio em que existe uma tecnologia avançada, transferindo a responsabilidade pela execução dos serviços aos clientes e dispor de aporte de capital que permite manter a operação sem privilegiar o lucro, cobrar cerca de 50 reais por um serviço desse é até caro demais.

Mas, existem pontos ainda mais importantes.

Um Mercado de Alto Risco

O Brasil é um dos países com maior complexidade tributária e que possui um alto número de obrigações acessórias e complementares ao recolhimento do imposto. O papel das empresas contábeis para atender seus clientes, mesmo para pequenas empresas não é uma tarefa simples e exclusivamente tecnológica.

A tecnologia faz parte desse processo e não é o processo em si.

Se de um lado existe tecnologia na prestação de contas ao fisco, por outro lado existe muito mais tecnologia na recepção dessas informações.

Por esse motivo, mesmo quando o serviço de contabilidade é realizado por profissionais e empresas qualificadas ele está sujeito a erros. Agora, se esse mesmo serviço é feito pelo leigo o risco é exponencialmente maior.

Mas, vamos com calma, o que isso na prática representa?

Vamos lá: Como para oferecer um serviço de contabilidade econômica é necessário, conforme já explicado, transferir a responsabilidade pela execução dos serviços ao contratante. Esse personagem por sua vez não tem a capacidade técnica de entender o que está realizando ou o que tem que realizar.

Diante disso, temos diferentes cenários.

Quando o cliente contrata um serviço contábil, comumente ele entende que contrata todo o serviço, aceitando no máximo emitir suas notas fiscais e disponibilizar documentos contábeis. Na maior parte dos casos ele não sabe como funciona um lançamento contábil e simplesmente não faz nada na plataforma, faz incompleto ou faz errado.

Só para exemplificar, não raro detectamos dentro da plataforma a troca de conceitos simples de contas patrimoniais, tais como o dinheiro lançado em caixa quando na verdade seria em bancos. Pode parecer simples, mas é um erro que quando cruzado com as informações do fisco representam uma falha representativa.

Transferir a responsabilidade do profissional contábil habilitado para um empresário seria, figurativamente falando, semelhante a deixar de fazer uma consulta com um médico, quando temos um problema de saúde e fazer o autodiagnostico com a ajuda de uma plataforma.

A chance de erro de um serviço profissional quando realizado pelo leigo é inúmeras vezes maior.

Mas e se o médico usasse a plataforma para fazer o diagnóstico? Nesse caso o cenário seria muito diferente.

No mundo da contabilidade online a utilização de plataformas financeiras do cliente é amplamente utilizada desde que validada as informações constantes nela, antes de enviadas ao fisco.

E por falar no fisco…

As Informações Prestadas ao Fisco

Esse é um dos aspectos mais desconhecidos pelas empresas contratantes. O pequeno empresário não tem, de modo geral, o pleno conhecimento que ao contratar um serviço de contabilidade econômica ele está autorizando a entrega da contabilização por meio digital, conhecida como Escrituração Contábil Digital.

O que isso significa na prática? Significa que tudo aquilo que foi colocado ou deixado de colocar na plataforma será transmitido ao fisco. Ou seja, um risco ainda imensurável que levaremos um tempo para saber o tamanho dos danos causados aos clientes desses serviços.

Mas, e o contrato que protege os direitos da empresa contratante? Bem, se você está nessa posição a pergunta que faço é: Você leu o contrato? Pois bem, contratualmente você é o responsável por tudo que faz na plataforma. Dá uma lida nele!

É preciso avaliar detalhadamente o contrato de serviços profissionais

Mas e a responsabilidade técnica do profissional contábil do serviço contratado? Isso só o tempo vai responder, mas esse fator, de forma isolada, não dá proteção a uma fiscalização e autuação tributária por parte do fisco aos contribuintes. Ou seja, se você tiver que ser multado, você será multado!

E o futuro dos clientes dessa modalidade de serviços

Bem, eu não vou aqui te dizer que “o barato sai caro”, ainda que seja bem pertinente nesse caso, mas vou apresentar a minha visão em relação aos próximos acontecimentos.

Primeiramente, teremos centenas de empresas prejudicadas por problemas relacionados com Simples Nacional, autuações por contabilidade irregular, lucros distribuídos com isenção indevida de impostos e falta de recolhimento de tributos, só para citar alguns.

Essas empresas sofrerão sérios problemas tributários e consequentemente farão uso das redes sociais e sites tais como “Reclame Aqui” para deixar suas queixas. Parte delas vai mover ações, sendo que algumas terão sucesso e outras não.

Por fim, esses clientes compreenderão muito mais o que envolve um serviço de contabilidade e que não existem fórmulas mágicas para economizar.

Mas, e as empresas que defendem e indicam essa modalidade de serviços? Em todos os mercados existem os admiradores de marcas. Cabe lembrar também que as indicações são remuneradas, portanto não são sempre sinceras. Já presenciei várias vezes esse interesse em receber comissionamento pela indicação. Além disso, enquanto a própria pessoa não se sente prejudicada por um serviço prestado, muito provavelmente fará indicações.

E que dizer das reclamações existentes em sites tais como Reclame Aqui?

Uma analisada minuciosa das reclamações constantes vai mostrar que os fatores preponderantes estão relacionados com problemas de atendimento e não com prejuízos fiscais e tributários ocorridos. Isso pode levar cerca de cinco anos para acontecer. Ou seja, teremos capítulos futuros.

No caso das empresas que prestam essa modalidade de serviço nas condições aqui expressas eu prefiro não compartilhar minhas previsões, afinal não é esse o objetivo desse artigo direcionado ao mercado.

O motivo desse importante artigo

Muitos que chegaram até aqui talvez imaginem que o objetivo é falar dos meus serviços contábeis uma vez que também sou empresário contábil. Mas, não estou aqui para vender nada, afinal a minha empresa nem atende todo o mercado, temos um trabalho focado em nichos.

Também não fui afetado por essa concorrência por preço, pois pelo contrário já atendemos vários clientes vindos dessa modalidade de serviços que não se adaptaram ao “faça você mesmo” e fizemos regularizações dos serviços não executados pelo próprio cliente. Ou seja, o cliente pagou duas vezes pelo serviço.

Por fim, quero deixar claro que não tenho nada contra a contabilidade online e basta uma pesquisa na internet que vai saber que ao contrário disso sou um incentivador dessa modalidade.

O preço não deve ser o principal fator de decisão na contratação de serviços de contabilidade online

Apenas espero que o presente artigo consiga elucidar a dúvida do mercado “como é possível cobrar tão pouco pela contabilidade online?” e lhe permita escolher um serviço de contabilidade baseado na entrega real do benefícios ao cliente e não com base única e exclusivamente de preço.

Quanto as minhas previsões aqui expressas deixemos que o tempo responda, mas ficam desde registradas futuras referências. 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.13 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César